Indígenas - Conceito, o que é, Significado

IndigenasOs indígenas são os indivíduos descendentes de povos originários dos territórios presentes na descoberta ou colonização dos povos provenientes da Europa. A maioria destes povos teve contato com a civilização ocidental ou são descendentes destes povos que se incorporam no processo de constituir uma história comum. No entanto, ainda existem povos carentes de contato com a civilização, permanecendo em um estado primitivo e isolado do mundo. Este tipo de circunstância não é comum, mas acontece principalmente no interior do Amazonas.

Os indígenas mantiveram muitos dos costumes primitivos nos períodos de descoberta ou colonização. Apesar do tempo passado, ainda mantêm sua história e cultura própria. Certamente, ao longo do tempo, os índios foram evoluindo e adotando novos costumes, mesmo assim é possível mostrar um acervo de elementos culturais que conferem sua própria identidade. Esta circunstância faz com que os indígenas permaneçam onde estão e ainda reclamem pela atribuição de terras.

Os indígenas receberam o nome de índio assim que Colombo chegou a terra, circunstância que explica por vezes a troca dos termos. Esta situação aconteceu pelo fato de Colombo acreditar ter chegado às Índias e, por isso, titulava seus habitantes desta forma. Na verdade, Colombo jamais se propôs em descobrir um novo continente, estava interessado apenas em abrir uma rota comercial que a ligasse às Índias Ocidentais rumo ao Oeste.

O contato com os indígenas e os povos de cultura ocidental sempre esteve marcado por conflitos. Em um primeiro momento, a guerra entre as civilizações resultou em confrontos de pouco calibre. Assim que se descobriu que as terras possuíam recursos econômicos de grande importância, a conquista se tornou um objetivo a cumprir. No entanto, independentemente das questões políticas, muitos indígenas começaram a morrer devido ao contato com infecções as quais não possuíam anticorpos. Assim que ocorreu a colonização, novos povos foram formados e mais adiante buscaram sua independência através de novos confrontos. Hoje em dia, poucos descendentes destas comunidades primitivas reclamam por seus direitos nas sociedades que estão inseridos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: