Independente - Conceito, o que é, Significado

IndependenteIndependente é alguém ou algo que atua de maneira autônoma, portanto, age voluntariamente. Em outras palavras, o independente é o oposto de dependente.

Um indivíduo é independente quando sua ação é conduzida por ele mesmo

É alguém que toma suas próprias decisões, pois tem a última palavra na hora de decidir. Sua independência não quer dizer que seja absolutamente livre ou que não é influenciado pelos demais.

A independência pessoal, tanto na área profissional como em qualquer outra área, é uma aspiração generalizada a princípio, pois nenhuma pessoa gosta de depender dos outros. Entretanto, a independência tem alguns inconvenientes. Sua principal desvantagem é a tomada de suas próprias decisões e a possibilidade de enganar a si mesmo. Em compensação, aquele que depende do próximo não tem nenhuma responsabilidade, não assume riscos e não erra porque não escolhe nada.

A independência é um conceito chave na história de alguns países

São muitas as nações que fizeram parte de um império como os britânicos, os franceses e os espanhóis que eram poderosos da época. Os territórios dominados e outros impérios foram submetidos as suas leis, costumes e língua. Com o passar do tempo, os habitantes destes territórios reclamaram por uma mudança dessa situação e lutaram por sua independência. Todas as nações que já foram colônia um dia logo tiveram seu próprio governo, assim, o dia da proclamação da independência é considerado uma data importante para sua história, pois significa o início de uma nova etapa, sem imposições e vínculos.

Na área da política, a pessoa que deseja a independência do seu território que habita é um independentista, um desejo muito controverso em alguns casos.

A ideia de independência também fez parte de alguns grupos da sociedade, especialmente das mulheres

Durante anos elas dependiam de um homem, do marido ou do pai. Esta situação começou a mudar quando um grupo de mulheres (as sufragistas) expuseram suas reivindicações e lutaram até conseguir. Devemos lembrar que esta luta pela independência da mulher ainda acontece em alguns países.

Em qualquer circunstância, a independência precisa de autodeterminação, ou seja, decidir a própria vontade, com certa liberdade e assumir as responsabilidades. Na linguagem coloquial é chamada de “tomar as rédeas”.

Imagem: iStock. Bradley Hebdon

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: