Indagar - Conceito, o que é, Significado

Indagar pode ser definido como a ação de realizar uma investigação ou averiguar sobre algo.

Existem vários métodos para conseguir informação. O interrogatório, a negociação, a entrevista e a indagação são métodos diferentes e mesmo compartilhando do mesmo objetivo, como obter a maior quantidade possível de informações sobre um assunto, são diferentes na forma e nas ações que desejam alcançar.

Pode-se indagar por diversos motivos. Na área jurídica e de segurança, são os policiais que indagam, buscando elementos e indícios que lhes permitam esclarecer a autoria dos crimes.

Os detetives particulares são outros profissionais que se dedicam a indagar, neste caso, para dar respostas às perguntas dos seus clientes

Nos processos de seleção pessoal, os diretores de recursos humanos indagam para obter o máximo de informação precisa e que lhes permita avaliar se o candidato é preparado para o cargo desejado.

O processo de indagar

Indagar é um processo que reúne alguns objetivos, ou seja, que não estão sujeitos à interpretação. Neste processo surgem acontecimentos com esse tipo de consideração e que podem interferir em outras ações, consideradas como indícios, enquanto que outras se tornam provas inquestionáveis de uma ação.

A meta da indagação é acumular o maior número de provas e indícios possível, de maneira que o resultado final se apresente diante de todos de forma clara e inequívoca, permitindo construir um relato de fatos ou tirar conclusões mais verdadeiras.

A chave está em estabelecer relações entre indícios e acontecimentos

Os resultados de uma indagação dificilmente são categóricos e muitas vezes precisam de interpretação neste sentido. Geralmente quando esta interpretação é certeira, ela se vê apoiada em provas concretas, assim, se as conclusões extraídas estão baseadas na maioria das vezes em indícios, essas possibilidades podem estar equivocadas.

Desta maneira, por exemplo, um detetive pode indagar sobre a fidelidade de um marido e chegar à conclusão de que o mesmo é infiel a sua esposa através da reunião de provas como fotografias comprometedoras que sustentam esta afirmação de maneira indiscutível. Se o resultado desta indagação for somente a mentira do marido para esposa sobre o que fez ou onde estava, estas conclusões podem estar equivocadas, pois podem existir outros motivos para este comportamento por mais evidente que pareça.

Imagem: iStock. shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: