Imagem Corporativa - Conceito, o que é, Significado

Imagem-CorporativaIndependente do tamanho ou do setor, qualquer empresa comercializa produtos ou serviços com a finalidade de melhorar suas vendas. Para isso, é necessário administrar diversas áreas de forma coordenada. Uma destas está relacionada diretamente com a imagem que projeta a empresa no exterior. Assim, a imagem de uma empresa está baseada em transmitir ideias e valores para ganhar confiança dos consumidores.

Na terminologia empresarial esta função é conhecida como imagem corporativa. De alguma maneira, uma empresa funciona como um indivíduo, no sentido de que a imagem que projeta uma pessoa é vista como um elemento crucial, pois sua aparência é importante na hora de ser avaliada pelos demais.

A imagem corporativa pode ser definida como a percepção de uma empresa em relação aos seus potenciais consumidores através de imagens, formas e cores. Entretanto, é possível também falar da imagem interna de uma empresa, ou seja, de perceber como ela é notada pelos próprios empregados.

Estratégias para melhorar a imagem

O nome de uma empresa (o naming) significa sua marca de apresentação. Os profissionais do marketing tentam criar nomes adequados que sejam fáceis de lembrar, sugestivos, sonoros e que representem a entidade.

A criação de logotipos é um item de grande importância, pois é o elemento que identifica a marca. Neste sentido, deve-se levar em conta que o logotipo está sempre presente nos cartazes, anúncios, placas ou em qualquer tipo de suporte como na roupa dos empregados.

Algumas empresas possuem manuais corporativos que dão a ideia de tudo que está relacionado à sua imagem. Por exemplo, em uma multinacional há a necessidade de apresentar uma ideia homogenia e identificável para diferentes países.

Manual de identidade corporativa

Toda empresa precisa ter sua própria personalidade e consequentemente uma identidade. Os manuais corporativos determinam uma estratégia global que afeta questões de todos os tipos: a marca, as cores, a tipografia e a terminologia utilizada. E tudo isso com coerência, pois não haveria sentido que uma tipografia comunicasse algo e uma cor transmitisse um conceito contrário.

A identidade corporativa é importante porque estabelece a forma de simplificar uma mensagem. Em outras palavras, trata-se de transmitir algo da melhor maneira possível a partir dos elementos mais adequados. Os especialistas em comunicação e imagem empresarial concordam em uma mesma ideia: uma boa imagem não garante o sucesso, mas sem dúvida ajuda a conseguir.

Imagem: iStock. GCShutter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: