Ilha - Conceito, o que é, Significado

IlhaA definição de ilha é bem simples: é um território rodeado de água em sua totalidade. Esta é a principal característica de todas as ilhas do planeta, independentemente do seu tamanho e de outras peculiaridades. Além destas características compartilhadas, as diferenças apresentadas são significativas. De fato, existem ilhas continentais (são ligadas a uma plataforma que as unem a um continente), do tipo vulcânico e inclusive fluvial (como acontecem em alguns rios como o Amazonas).

Quando várias ilhas formam um conjunto são denominadas arquipélago, estas que podem formar um número reduzido de ilhas ou então milhares delas. Quando a ilha é extremamente pequena recebe o nome de ilhota.

A pessoa que nasce em uma ilha é chamada de ilhéu e há alguns que acreditam na existência de uma personalidade particular da ilha motivada pelo isolamento geográfico

Neste sentido, quando uma pessoa está separada das demais, costuma-se dizer que ela vive isolada, ou seja, há uma semelhança entre a situação pessoal de solidão e a circunstância geográfica de uma ilha.

Particularidades e curiosidades

Como norma geral, a maioria das ilhas forma uma entidade política autônoma ou independente. Entretanto, há casos em que esta tendência é violada. De fato, em uma ilha existem duas ou mais nações independentes como mostram alguns casos: em Santo Domingo está a República Dominicana e o Haiti; já Bornéu está situada em três países (Indonésia, Malásia e Brunei) e o Chipre tem duas soberanias: a grega e a turca.

Do ponto de vista cientifico, as ilhas têm características únicas, já que nelas existem espécies endêmicas. As ilhas Galápagos são um claro exemplo paradigmático. Nelas, o naturalista Charles Darwin reuniu uma grande quantidade de informações que foram cruciais para desenvolver sua visão sobre a origem das espécies e sua teoria da evolução.

Sua localização geográfica tem sido chave para que sejam utilizadas como prisão (a ilha do Diabo, Alcatraz, a ilha Bastoy na Noruega e a ilha Robben na África do Sul). Também recebem hospitais para leprosos e outras doenças infecciosas (como a ilha de São Simão na ria de Vigo na Galícia ou a ilha Culion nas Filipinas), servem como paraíso fiscal, assim como lugares de assentamento de ordem religiosa.

Entre as histórias que poderiam ser lembradas, a que mais chama a atenção é a ilha de Cabrera no arquipélago das ilhas Baleares. Atualmente, é um parque natural de grande valor ecológico, mas há 200 anos foi utilizada como cativeiro para milhares de soldados franceses que foram capturados pelos espanhóis durante a Guerra da Independência.

Imagem: iStock - Peter Mukherjee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: