Ignomínia - Conceito, o que é, Significado

A ignomínia é a situação pela qual uma pessoa perde seu prestigio como indivíduo. É um termo que procede do latim e literalmente quer dizer “sem nome”, isso porque a pessoa afetada deixa de ter credibilidade e sua consideração social se vê atingida. Ao contrário de uma pessoa que tem o respeito dos demais e é vista como indivíduo de bom nome.

Os antigos romanos empregavam o conceito ignomínia como um castigo. Quando os integrantes do exército cometiam alguma falta irregular ou imoral eram punidos com a ignomínia através de uma sanção imposta pelos censores ou responsáveis militares.

Para que uma ação seja considerada uma ignomínia é preciso que previamente haja um comportamento indesejável ou inaceitável do ponto de vista moral ou social

Para que ocorra essa avaliação é necessário que a pessoa afetada tenha consciência de sua má conduta, ou seja, daquilo que causou sua ignomínia. Neste sentido, a vergonha que se sente por provocar um mal é o sentimento que se associa à ignomínia.

Há muitas formas para manifestar este tipo de comportamento: faltar com respeito, enganar, roubar, fraudar, entre outros. Estas ações são avaliadas como ignominiosas, uma vez que descredencia seus autores. Em outras palavras, o comportamento ignominioso é uma forma de desonra.

Se uma realidade é injusta, inaceitável ou violenta também pode ser considerada ignominiosa.

O caso Dreyfus, um exemplo de ignomínia

No final do século XIX, na França, um militar de origem judaica (Alfred Dreyfus) foi acusado de proporcionar informação secreta aos alemães e foi condenado por alta traição à pátria. Durante anos esteve preso há milhares de quilômetros do seu país, mais especificamente na Ilha do Diabo.

A família de Dreyfus iniciou uma campanha para restabelecer sua honra, pois tinham convicção de que manipularam as provas para buscar um culpado e sua condição de judeu lhe tornou uma vítima perfeita.

Após um longo processo jurídico e mediático, Dreyfus passou por novo julgamento e finalmente foi absolvido.

Este acontecimento que se passou na história, como mostra o caso de Dreyfus, é um claro exemplo de ignomínia, por buscar a desonra e humilhação de uma pessoa.

Imagem: iStock. Slavaleks

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: