Ícone - Conceito, o que é, Significado

iconeDenomina-se ícone a uma representação de um objeto ou pessoa. O termo também pode ser utilizado de modo figurado para aludir a um tipo de elemento que representa uma determinada circunstância ou fato. Os ícones podem ser considerados de certa forma signos que comunicam uma informação a um receptor, sendo que esta informação associa o representado ao representante. Atualmente, são evocados especialmente para explicar a representação dos programas em um sistema operacional com interface gráfica; assim, os ícones são figuras que remetem à ação de um determinado programa.

Uma definição acertada sobre ícone pode ser remetida através das considerações de Charles Sanders Peirce. Este filósofo dos Estados Unidos se propôs em analisar as formas que a percepção humana atribuía significados a diversos elementos. Assim, conseguiu realizar uma classificação dos signos utilizados pelo homem para interpretar a realidade circundante. Nesta, o ícone se caracteriza por estabelecer uma relação de lógica entre o significante e o significado, e está longe de ser completamente arbitrário. Na verdade, se um ícone guarda uma espécie de parentesco entre o representante e o representado, ou se de certa forma lhe remete algum tipo de semelhança, é fácil entender que a relação pode ser compreendida embora se veja ou perceba o signo pela primeira vez.

Este tipo de semelhança pode ser visto obviamente nos denominados ícones religiosos. Assim, explica-se a imagem de um santo que a maioria das pessoas conhece. Neste caso, o santo é reconhecido por apresentar características específicas e por ser acompanhado por devotos que conhecem sua história. Em algumas sociedades, este tipo de ícone foi motivo de grande desenvolvimento na pintura, que via através da piedade popular uma oportunidade de aplicar todo tipo de destreza plástica.

Como dito anteriormente, atualmente, o termo se refere à experiência que muitas vezes as pessoas têm com a interface gráfica dos sistemas operacionais para interagir com os usuários. Neste caso, foi uma invenção popularizada pela Microsoft que consiste em mostrar um gráfico para referir a um determinado programa ou um tipo de arquivo. Esta facilidade foi bem recebida por parte dos usuários, tornando as tarefas informáticas facilmente compreendidas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: