Humanas - Conceito, o que é, Significado

HumanasO termo humanas se refere a todas as disciplinas ou atividades ligadas a ela e que focam nos fenômenos próprios do ser humano. A partir desta perspectiva, entende-se que apesar do rigor que possuem, são diferentes das ciências exatas. No entanto, esta circunstância não dever ser motivo de descrédito, pois há estudos que explicam as diversas facetas da experiência humana e que são de grande importância. Assim, por exemplo, podemos destacar a sociologia, a antropologia, a psicologia, a linguística, etc. Todas estas orientações são de conhecimento da experiência humana, apesar da diversidade de critérios que possa existir.

Hoje em dia podemos dizer que a humanas é uma ciência exata. Na verdade, nos primórdios da humanidade, os antigos careciam destas distinções e costumavam agrupar todos os elementos do saber. Desta forma começou a ser desenvolvida a filosofia, como um “amor à sabedoria”, independentemente da área ou do ramo que tratasse. Com o passar do tempo, no entanto, foram estabelecendo-se distinções no que se diz respeito ao saber até chegar às diversas ciências que conhecemos hoje. A diferença entre humanas e exatas esteve ligada em boa parte aos acontecimentos subjacentes à sociedade, que passou a ser mais técnico e a exigir um conhecimento longe de seus critérios relacionados à produção econômica.

Apesar de tudo que foi exposto, a humanas tem um papel pouco importante nas sociedades atuais. Em particular, algumas delas apresentaram um retrocesso em relação a sua primazia do passado. Com esta circunstância foi retirada de boa parte das áreas acadêmicas e deixada de fora do mercado. Claro que, esta afirmação não é totalmente absoluta e apresenta sempre exceções. Talvez possa ser destacada a sociologia por sua proximidade com a economia. Na verdade, não podemos esquecer que a economia apesar da sistematização de alguns critérios e da formação matemática que possui é uma ciência social, e isso significa que muitos dos aspectos considerados são difíceis de medir.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: