Homogêneo - Conceito, o que é, Significado

HomogeneoO conceito homogêneo vem do grego e etimologicamente significa que algo é da mesma classe. O prefixo homo aparece em uma grande quantidade de termos: homônimo, homossexual e homólogo.

Ao dizer que algo é homogêneo significa que apresenta uma característica uniforme. Vamos pensar em uma paisagem no deserto. Esta imagem possui um aspecto muito parecido, pois é possível afirmar que algo é homogêneo, ou seja, não há elementos diferentes, portanto, não é algo heterogêneo.

A ideia de homogêneo costuma ter um aspecto comparativo. Quando há dois elementos muito parecidos e praticamente iguais, dizemos que são homogêneas. De certa forma, são elementos ou objetos equivalentes ou permutáveis.

O termo homogêneo é aplicado com frequência em algumas misturas de substâncias. Uma mistura é de tipo homogêneo quando tem um aspecto uniforme e não interrompido (por exemplo, a água e o açúcar ou a água e o sal). Existe esta possibilidade, pois há uma opção contrária, ou seja, há uma mistura heterogênea entre substâncias como o óleo e a água.

Sociedades homogêneas e heterogêneas

A sociedade é um conjunto de indivíduos. Se todos eles ou a maioria são da mesma raça, religião, costumes e língua, podemos dizer que é um grupo homogêneo. Esta circunstância é cada vez mais comum do ponto de vista sociológico.

A maioria dos grupos humanos é composta por pessoas de raças, idiomas, religiões e culturas diferentes. Nas grandes cidades, a sociedade é heterogênea e a diversidade tem suas vantagens e desvantagens.

A principal desvantagem consiste nos possíveis enfrentamentos ou choques culturais. Também existe a possibilidade de certa marginalização social que afeta determinado subgrupo.

A principal vantagem é o enriquecimento mútuo. A pluralidade social envolve a necessidade de entender e respeitar as diferenças.

O mundo globalizado leva a uma heterogeneidade social. A partir de uma perspectiva tradicional esta realidade é considerada problemática. Entretanto, a partir de uma óptica mais aberta, a pluralidade de indivíduos permite que as diferenças sejam consideradas positivas.

Em muitas ordens sociais se impõe uma nova cultura: a igualdade perante a diversidade. Isto quer dizer que se admite o heterogêneo e por sua vez o diferente não é melhor nem pior, a não ser que se encontre em um plano de igualdade.

Imagem: iStock. FotografiaBasica

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: