Gibi - Conceito, o que é, Significado

O gibi é uma revista de ficção contada com palavras e desenhos. Trata-se de um gênero literário de difícil classificação, pois combina duas artes diferenciadas produzindo uma síntese única.

O gibi é um gênero que historicamente tem sido muito popular entre os jovens

Sabemos que estas histórias contam com personagens atrativos para as crianças e adolescentes. Os mais conhecidos são os super-heróis, personagens com poderes extraordinários que defende a humanidade contra o mal, entre eles estão o Homem-Aranha, o Super-homem, Capitão América, entre outros. A popularidade de suas histórias chegou ao cinema através dos filmes de ação, com espetaculares efeitos especiais e como tema de fundo permanente: a luta do bem contra o mal.

Além dos super-heróis, os gibis ou quadrinhos como também são conhecidos recorreram a outros personagens protagonistas: aventureiros, detetives, crianças travessas, jogadores de futebol, entre outros.

Como gênero artístico, podemos destacar também os subgêneros: de terror, humor, erótico ou ficção-científica. Em todo caso, nestas histórias o desenho tem um papel fundamental, pois o leitor segue uma narração com a participação de imagens que dinamizam o que está sendo contado.

O mundo dos quadrinhos começou a se popularizar nos Estados Unidos na década de 40 e rapidamente se expandiu a todo o planeta

No Japão há um gênero específico, o mangá. E na Espanha, a palavra quadrinhos (cómic) é recente, já que durante anos foi usado o termo tebeo por causa de uma publicação popular entre as crianças, o TBO. Alguns gibis são reconhecidos mundialmente (As aventuras de Tintim, Asterix, Mafalda, etc).

O gibi se nutre da literatura e, em certas ocasiões, as obras clássicas são adaptadas a este formato para tornar-se mais divertidas e acessíveis aos leitores. Assim, a força dos quadrinhos consiste em sua capacidade de servir-se da literatura e, ao mesmo tempo, ser o fundamento do script cinematográfico.

Durante muitos anos, os gibis fizeram parte da imprensa escrita, na qual apareciam as vinhetas de alguns dos personagens mais conhecidos. Em outro sentido, há toda uma indústria de quadrinhos, sendo um bom exemplo o merchandising que se cria ao seu redor.

Imagem: iStock. Ken Brown

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: