Garantia Hipotecária - Conceito, o que é, Significado

A garantia hipotecária é um direito que se concede a um indivíduo ou organização em forma de um imóvel por causa de alguma dívida ou compromisso assumido. Em caso do não pagamento dessa dívida ou compromisso, o credor tem a possibilidade de se tornar proprietário do imóvel ou vendê-lo para recuperar o dinheiro emprestado.

Empréstimos hipotecários ou com garantia hipotecária

É importante destacar as diferenças existentes entre os empréstimos hipotecários e os empréstimos com garantia hipotecária.

Os empréstimos hipotecários são aqueles solicitados para adquirir um imóvel. Para isso, é necessário creditar uma situação econômica estável e solvente que permita enfrentar as parcelas de empréstimo, no entanto, por sua vez, o próprio imóvel funciona como garantia hipotecária, o que significa que não se pode cumprir com o pagamento das parcelas, assim, a propriedade vai para as mãos de uma entidade bancária.

Estes empréstimos, muitas vezes, concedem uma importância máxima no valor de 80% da moradia e normalmente exigem um cálculo do imóvel a ser adquirido e um estudo prévio que comprove de maneira exata as parcelas do empréstimo e não ultrapasse os 35% de renda comprovados.

Os empréstimos com garantia hipotecária são oferecidos como garantia de uma propriedade ou imóvel já quitado, no entanto, em certas ocasiões, é possível perder esse imóvel caso o pagamento não seja efetivado por completo.

Este tipo de empréstimo com garantia hipotecária permite o acesso de certos valores em dinheiro superiores ao que se pode obter com um empréstimo pessoal. Além disso, permitem que o bem oferecido como garantia seja vendido sempre que o dinheiro recebido seja empregado no pagamento do empréstimo.

A garantia hipotecária permite liquidar dificuldades que, de outro modo, impediriam o acesso ao crédito

Por tratar-se de uma garantia de grande valor, existem muitos credores dispostos a oferecer dinheiro inclusive a pessoas que não podem comprovar renda ou que possuem um histórico negativo, dessa forma, oferecem uma garantia hipotecária pelo pagamento do empréstimo, geralmente mais do que suficiente para cobrir um possível calote.

Entretanto, os empréstimos com garantia hipotecária não apresentam apenas vantagens, já que existe risco de perder a moradia se não cumprir com os pagamentos assumidos.

Imagem: iStock, anyaberkut

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: