Conceito » Comunicação » Feedback

Feedback - Conceito, o que é, Significado

A comunicação é um valor fundamental em qualquer tipo de vínculo. Existe atualmente um conceito muito repetido no contexto do coaching e da inteligência emocional, o feedback, ou seja, a retroalimentação. Mas o que significa isso exatamente?

Imagine como você se sente quando expressa um monólogo interior, ou seja, quando tem um argumento interior que não compartilha com ninguém. Neste caso, ninguém lhe corrige ou diz o que é certo.

Comunicação assertiva

No entanto, quando você mantém um diálogo, expõe seu ponto de vista e o receptor da mensagem lhe dá um retorno, isso é o feedback, ou seja, são observações alheias que podem complementar seu próprio olhar sobre uma situação.

Isto faz com que o diálogo seja uma experiência tão enriquecedora internamente, uma vez que é possível, no contexto da comunicação assertiva, tomar consciência de que graças ao interlocutor se percebe algo que ainda não tinha notado.

Platão explica que as melhores ideias são aquelas que surgem à luz do diálogo. E esta mensagem também reflete a essência do feedback.

No contexto empresarial, as reuniões de trabalho estabelecidas em nível profissional são muito importantes para criar comunicação em relação aos assuntos do trabalho.

Neste canal de expressão de idéias se cria uma retroalimentação. Quando uma pessoa lhe dá uma opinião pode ajudar a reafirmar sua ideia ou então, ao contrário, talvez lhe dê um ponto de vista alternativo do que observava e a partir daí enxerga que estava errado.

Pode ocorrer também que diante da informação de outra pessoa você perceba o que ainda não havia compreendido ou aquilo que queria dizer. Por esta razão, uma maneira de obter um feedback dentro uma conversa é fazer perguntas do tipo: Eu já me expliquei bem? Deste modo, a pergunta desafia o interlocutor e é possível solucionar qualquer ruído mental.

Escuta ativa na comunicação

Portanto, ao longo da vida e no decorrer dos dias, as pessoas vivem muitos momentos de comunicação onde o feedback age de modo natural. Em torno deste momento se cria a escuta ativa, uma vez que para esta interação ser positiva é fundamental que haja um emissor e um receptor com interesse no entendimento. E para isso a escuta é fundamental.

O entendimento nasce quando existe abertura para com o outro. Graças a isso existe a resolução de conflitos, a gestão das dificuldades e a construção dos laços sociais.

Imagem: Fotolia. anyaberkut

Relacionados:

  1. Comunicação Assertiva
  2. Escuta Ativa
  3. Diálogo
  4. Heteroestima
  5. Língua de Sinais
  6. Diálogo Inter-religioso
  7. Conscientizar
  8. Porta-voz
  9. Intrapessoal
  10. Mensagem