Conceito » Cultura » Expressionismo

Expressionismo - Conceito, o que é, Significado

ExpressionismoPodemos chamar de Expressionismo a corrente artística, surgida no início do século XX, que buscava dar saída para os sentimentos do autor e representar de forma objetiva a realidade.

Embora este movimento seja tremendamente heterogêneo e por abranger inúmeras disciplinas (principalmente a pintura, mas também a música, a dança, o cinema, o teatro e a fotografia), ele nasceu como reação ao Impressionismo e se tornou uma alternativa totalmente oposta a este movimento.

O Expressionismo está marcado de fato por seu contexto histórico

A situação social e política da época manifestaram nos artistas, basicamente nos alemães, a ideia da angústia existencial como principal foco para realizar suas obras.

Desta maneira, o principal objetivo dos expressionistas era intensificar ao máximo o impacto sentimental que suas obras tinham sobre o espectador ou leitor, ainda mais exagerando com os temas. Portanto, a representação das emoções é irreal, foca na natureza interna dos personagens e não na sua realidade exterior.

Por tudo isso, a obra de arte expressionista é essencialmente trágica e faz com que seus personagens sejam mais do que seres humanos individualizados, que eles sejam representados como estereótipos.

Precedentes do Expressionismo

Alguns teóricos enxergam as raízes do Expressionismo através das pinturas negras de Goya, das quais rompem com a realidade exterior e entram nas profundezas da alma humana. Entretanto, as principais referências do Expressionismo podem ser encontradas em Gauguin e Van Gogh, tanto pela profundidade psicológica de suas obras como também pela técnica em si.

A outra grande influência do Expressionismo pode ser encontrada no Simbolismo, cujas ideias do artista expressam seus sentimentos, medos internos e fantasias através de suas obras sem importar se isso altere sua realidade.

Da união destas correntes surgiria o período preliminar do Expressionismo, na qual os principais responsáveis eram o pintor norueguês Edward Munch e o belga James Ensor.

Cinema expressionista alemão

As influências do Expressionismo não se limitaram apenas com a pintura e a literatura, o cinema também teve grande participação como arte. O cinema expressionista alemão surgiu como resposta das medidas adotadas pelas autoridades nazistas após sua chegada ao poder.

Embora a influência desta corrente artística seja notada no início do século, foi na década dos anos 20 que surgiram os melhores filmes da história do cinema, entre os quais se destacam os famosos “O gabinete do doutor Caligari”, “Metrópolis”, “O Golem” e “Nosferatu”.

Imagem: iStock - valentinrussanov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: