Conceito » Cultura » Exposição

Exposição - Conceito, o que é, Significado

O termo exposição pode ser empregado em diversos contextos e cada um deles apresenta um significado diferente. Neste artigo vamos realizar uma breve trajetória pelas várias situações que podemos aplicar esta palavra.

Como uma mostra artística

Os artistas precisam mostrar seu trabalho, por isso necessitam de um lugar habilitado para tal fim, como uma sala de exposições. Nestes lugares, suas obras pictóricas ou escultóricas são expostas aos visitantes para apreciar suas criações. Por outro lado, existem exposições que focam outras atividades: peças arqueológicas, antiguidades ou qualquer modalidade de objeto com uma dimensão artística ou criativa.

Recintos dedicados a todo tipo de atividade

É possível organizar uma exposição que não tenha relação com a arte. Neste sentido, há exposições vinculadas ao comércio, à ciência e à indústria. Como regra geral, estes eventos são realizados durante um tempo limitado. Sua finalidade é evidente: que as pessoas atraídas pelo conteúdo conheçam a temática da exposição.

As exposições de maior prestígio aconteceram no mundo durante os séculos XIX e XX (a primeira ocorreu em Paris no ano de 1798, mas houve outras em Londres, Melbourne, Nova York, Osaka e Amsterdam). As exposições universais tinham um caráter internacional e pretendiam mostrar os avanços científicos e tecnológicos do seu tempo.

No campo educacional, os estudantes trabalhavam em grupos para realizar algum tipo de pesquisa sobre determinada área. Estamos falando das exposições escolares que funcionam com o determinado propósito de encerrar as atividades do ano ou para ilustrar a aprendizagem de alguma matéria, por exemplo, uma exposição fotográfica dos próprios alunos sobre os edifícios mais emblemáticos da cidade que vivem.

Pronto para conhecer ideais

Quando um palestrante se dirige a um público, ele mostra um tema a partir de determinado ponto de vista. Nesta palestra, a informação apresentada é uma exposição que mostra suas ideias a partir de certos argumentos. Por outro lado, quando alguém comunica algo por escrito e de caráter oficial chamamos de exposição de motivos (este conceito é empregado em cartas formais ou para realizar algum tipo de solicitação). Não podemos esquecer que no âmbito do direito este termo também é usado, mais particularmente como parte preliminar no desenvolvimento de uma lei.

Imagem: iStock, GermanS62

Relacionados:

  1. Atelier
  2. Educação Artística
  3. Esboço
  4. Feira
  5. Itinerante
  6. Posto de Trabalho
  7. Grotesco na Arte
  8. Inédito
  9. Depósito
  10. Pinacoteca