Conceito » Política » Excludente

Excludente - Conceito, o que é, Significado

ExcludenteO termo excludente é um adjetivo que serve para definir algo que se deixa fora, separado ou rejeitado por todo um grupo. Trata-se de uma palavra que pode ter uma conotação positiva em alguns contextos, mas geralmente é usada como uma qualidade negativa.

De maneira geral, pode-se dizer que um grupo é excludente quando rejeita a inclusão de alguns dos seus membros, estes que mostram características e um tipo de comportamento diferenciado do considerado apropriado pelo grupo em questão.

Um exemplo claro disso são os problemas que muitos imigrantes têm para adaptar-se em suas novas comunidades. Em muitos casos, o país ou a sociedade que recebe os estrangeiros mostra um comportamento excludente, alegando diferença de costumes ou apresentando um receio excessivo sobre como os emigrantes poderiam reagir em um novo ambiente.

Exclusão social

Como já exemplificado, no caso anterior dos emigrantes, a exclusão social é um problema mais comum do que o desejado. Diante deste processo, um grupo dominante exclui outros grupos sociais por algum motivo (normalmente étnico ou religioso), impedindo-lhes do direito de ter uma condição digna de vida.

No caso do Apartheid, na África do Sul, o Estado era quem determinava a segregação racial do país, deixando nas mãos de uma minoria branca o controle do poder, enquanto que a maioria da população negra morava em favelas e locais precários, assim como apresentavam pouca possibilidade de progresso social.

Nacionalismo excludente

Em um mundo tão globalizado como o atual é curioso como cada vez mais surgem movimentos nacionalistas reivindicando sua própria identidade frente ao grupo. Embora muitas destas reivindicações valorizem uma herança histórica ou cultural de certa importância, em outros casos, o movimento nacionalista se mostra como excludente. Isto quer dizer que buscam desvincular-se completamente de qualquer identidade que possa relacioná-los outra entidade nacional, o que pode provocar um movimento de rejeição ou separação.

Entretanto, diversos autores afirmam que qualquer tipo de nacionalismo é excludente por definição, pois divide o mundo entre aqueles que se identificam com essa ideia e “o resto”. Em outras palavras, o nacionalismo, como ideologia, sempre exclui esse “resto”, tanto por causa de uma verdadeira ameaça a suas ideias, assim como se mostra indiferente a sua existência.

Imagem: iStock. FotografiaBasica

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: