Conceito » Psicologia » Eustress (estresse positivo)

Eustress (estresse positivo) - Conceito, o que é, Significado

EustressO estresse é a resposta emocional diante de uma situação desagradável e incômoda. Tradicionalmente tem sido entendido como o desequilíbrio interior provocado por alguma causa exterior (instabilidade de emprego, excesso de trabalho ou qualquer outra circunstância que possa gerar tensão). Entretanto, nem sempre o estresse é negativo, pois existe um estresse positivo também conhecido como eustress (o prefixo grego eu indica que algo é bom como euforia ou eutanásia que quer dizer morte boa ou suave).

O estresse positivo ocorre em nosso organismo quando reagimos com motivação diante de uma dificuldade de forma que a tensão sentida seja estimulante, pois se considera que a superação da tensão vem acompanhada de algum tipo de recompensa.

Vamos ilustrar com um exemplo o eustress ou estresse positivo

Vamos imaginar uma pessoa que se encontra diante de um acidente de trânsito, ela fica inquieta e preocupada. Diante deste problema, a mesma reage de maneira proativa, com energia e determinação, já que sua colaboração pode ajudar os feridos e salvar vidas. O estresse sentido nesta situação é evidente, pois pode ser encarado como positivo.

Os desafios pessoais ou as situações de mudança se apresentam como incertezas, mas não devem representar necessariamente algo agonizante ou angustioso, no entanto, pode ser possível que provoque uma reação vital ou certa emoção gratificante, tudo isso porque sentimos que depende de nós mesmos superar as dificuldades, mesmo que traga determinada tensão.

Os especialistas em comportamento humano consideram que o estresse positivo age como um estimulante que nos desperta e ativa

Este tipo de reação depende de qualquer que seja o contexto em que estamos inseridos. Para alguns, o estresse positivo é uma maneira de sentir-se vivo e sair da zona de conforto. Em outras palavras, é um estímulo que coloca que prática uma reação e a sensação é gratificante.

O que ativa o eustress é o elemento desafiante de uma situação. De alguma maneira, pode-se afirmar que o estresse positivo é necessário para garantir uma resposta adequada diante de um desafio, de uma adversidade ou problema. Não se deve esquecer que o ser humano tem intuição, capacidade de reação natural que é colocado em prática de maneira espontânea e não racional e, provavelmente, o estresse positivo tem um componente instintivo.

Enfim, é possível afirmar que o estresse positivo é a versão boa do estresse e que em sua dimensão negativa é conhecida como distress.

Imagem: iStock - Rawpixel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: