Conceito » Cultura » Etimologia

Etimologia - Conceito, o que é, Significado

etimologiaO estudo da origem das palavras recebe o nome de etimologia. Pode-se dizer que a etimologia está focada no significado de um termo que nem sempre coincide com a definição que aparece no dicionário.

Vale a pena lembrar a etimologia da palavra etimologia, esta que vem do grego “etymos” e que significa verdadeiro, já sua raiz grega “logos” quer dizer palavra.

Conhecer a etimologia de um vocábulo permite saber sua origem como também compreender sua evolução futura e seus diferentes tipos de significado.

Exemplos curiosos

Em seguida vamos apresentar a curiosa etimologia de alguns termos de uso cotidiano.

Amarelo provém do latim amarellus e tem relação com o semblante amarelado das pessoas que sofrem de icterícia.

A palavra asterisco provém do grego astéer que equivale a uma estrela. Desde o século XV passou a ser utilizada como um sinal ortográfico.

Os estudiosos da língua consideram que a palavra bastardo provém do vocábulo árabe baxtaridu e que significa “o que quiser”, uma vez o bastardo é aquele que foi gerado por uma relação fora do casamento.

Boêmio é um termo que provém de uma região tcheca chamada Bohemia. Este território é formado por um conjunto importante de pessoas que viviam de maneira irregular e pertencia a etnia cigana.

Capicua é uma palavra de origem catalã que significa a união de três palavras que quer dizer cabeça e cauda (cap i cua em catalaõ).

A palavra cesárea não provém de César, mas sim do latim caesura, que quer dizer corte. Este exemplo nos mostra a frequência que atribuímos à etimologia falsa de certas palavras.

A palavra talvez vem do latim, mais especificamente da expressão quis sapit, que significa “quem sabe”.

Robô é um termo do idioma tcheco, mais precisamente da palavra robora, que significa trabalho necessário.

E de outros idiomas também como é o caso da palavra gafas (óculos em espanhol) de origem holandesa (gaffel significa a armação dos óculos). Deve-se ressaltar que os holandeses foram grandes oculistas e que utilizaram este termo para mencionar esse tipo de armação usado para sustentar as lentes atrás da orelha.

Estes exemplos nos permitem extrair algumas conclusões sobre a etimologia das palavras: uma palavra pode proceder de qualquer idioma, as circunstâncias históricas são determinantes em alguns casos, há termos que apresentam várias versões sobre sua origem exata; por último é conveniente conhecer a etimologia de uma palavra qualquer.

Foto: iStock, studiocasper

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: