Ética Empresarial - Conceito, o que é, Significado

A ética empresarial é um dos ramos que compõe a ética aplicada. Trata-se de estudar certas questões da natureza moral que se encontram no mundo dos negócios, por exemplo, a gestão da empresa, as condutas a seguir do mercado, a forma de organização, a divisão do trabalho, etc.

Por que é necessária a ética empresarial?

Vários especialistas no assunto destacam que para uma empresa ter êxito é fundamental desenvolver sua atividade através de uma política de negócios que respeite os valores éticos estabelecidos.

Neste tipo de empresa, todos os seus componentes entendem que a execução dos seus objetivos não pode desrespeitar a ética, levando a uma sensação de unidade e identificação pessoal com os valores da empresa. Em muitas organizações, seus membros caem em desânimo ou entram em conflitos internos por deixar de lado suas convicções morais e tentar alcançar certos objetivos.

Por outro lado, a ética empresarial aceitável reflete diretamente na imagem que a sociedade tem da empresa.

Ao adotar uma cultura de negócio que prima pela veracidade e transparência, acaba tornando-se uma vantagem competitiva sobre as empresas rivais, gerando um ambiente de credibilidade e confiança que se traduz diretamente na fidelidade de clientes e colaboradores.

É por estas e outras razões que é conveniente desenvolverem uma ética empresarial sólida e perdurável em longo prazo.

Relações de empresa e ética empresarial

Estabelecer uma estrutura sobre as bases da ética empresarial é fundamental, para isso é imprescindível analisar as relações existentes na empresa, tanto internas como externas.

Abordar os padrões mínimos no que se diz respeito à relação com empregados, clientes, fornecedores, concorrentes, instituições ou meio ambiente, pode-se traduzir como uma série de medidas que regularizam o trabalho dos empregados, o respeito pela dignidade humana, o cumprimento da justiça, a implantação de um sistema de desenvolvimento integral para os trabalhadores, a definição de políticas claras na relação com clientes ou fornecedores, o estímulo da relação de empresas que trabalham dentro da ética, o seguimento de certos padrões de qualidade e a elaboração de um código vinculado ao meio ambiente.

Estes e muitos outros pontos servem de referência a seguir na hora de tomar decisões em uma empresa que prática a ética empresarial.

Imagem: iStock. Courtney Keating

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: