Conceito » Saúde » Estresse Pós-traumático

Estresse Pós-traumático - Conceito, o que é, Significado

estresse-pos-traumaticoEntende-se por estresse a resposta física e psicológica do indivíduo diante de uma situação problemática ou extrema. Esta reação do organismo apresenta vários níveis, por isso existem vários tipos de estresse: aquele que acontece após a gravidez de algumas mulheres (estresse pós-parto), o estresse positivo como mecanismo de defesa para enfrentar uma dificuldade ou o estresse relacionado às circunstâncias do cotidiano (por exemplo, aqueles que acontecem no trabalho).

Neste sentido vamos analisar uma modalidade específica: o estresse pós-traumático

Ele é conhecido assim devido à reação do indivíduo diante de uma agressão, catástrofe ou acidente, ou seja, de um fato traumático. Quando alguém sofre um impacto emocional originado por alguma ação dolosa (por exemplo, a agressão sexual), as consequências não são fáceis de esquecer e, provavelmente, a pessoa entre num período de estresse. Alguns destes sintomas característicos são os seguintes: ansiedade, palpitações, pesadelos e uma sensação profunda de inquietação e mal-estar. O dano sofrido é psicológico, mas também afeta o estado físico.

O estresse pós-traumático não significa que necessariamente uma desgraça ou qualquer acontecimento doloso venha acompanhado de estresse, pois são muitos os fatores ou circunstâncias que o influenciam (a sensibilidade de cada pessoa é determinante). De qualquer maneira, recomenda-se que após um acontecimento de grande impacto emocional seja feita alguma terapia de apoio inicial para diminuir o trauma ou evitar seu aparecimento posteriormente.

Alguns estudos psiquiátricos sobre este transtorno defendem a ideia de que a lembrança da causa provoca o estresse armazenado na mente (mais especificamente no sistema nervoso central), mas esta lembrança é bloqueada como um mecanismo de autodefesa. Este bloqueio deve ser tratado com terapias específicas com o objetivo de tirar o trauma “escondido” e, a partir desse momento, aprofundar a terapia para superar o impacto.

O estresse pós-traumático é considerado uma síndrome e em alguns casos (especialmente se não há terapia) os indivíduos afetados podem sentir culpa pelo ocorrido, mesmo que sua responsabilidade seja nula. Esta síndrome vem acompanhada de uma marca profunda (a lembrança do trauma fica escondido) e para superar isso é necessário apagar por completo da memória e assim voltar à normalidade.

Imagem: iStock. PeopleImages

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: