Conceito » Economia » Estatística

Estatística - Conceito, o que é, Significado

A estatística é uma disciplina baseada em cálculos e operações matemáticas pelas quais é possível extrair conclusões. A estatística é um saber instrumental no sentido de que serve como ferramenta para explicar aspectos de outras áreas do conhecimento. Assim mesmo, trata-se de um conhecimento que estabelece medidas e expressa valores numéricos, uma vez que seu conteúdo é quantitativo.

Funções estatísticas

Partindo de uma série de dados numéricos é possível realizar uma variedade de funções de todo tipo. A mais básica é a soma de elementos de uma mesma classe. Outra muito comum é a média (somam-se os elementos e divide-se entre o número e os elementos). A frequência estabelece o número de vezes em que aparece um valor sendo ela absoluta ou relativa. A mediana serve para calcular os valores intermediários dentro de um conjunto. A moda se refere ao valor que apresenta maior frequência absoluta. O percentil é uma função que estabelece uma porcentagem extraída de um conjunto de dados. Estas e outras funções servem para conhecer qualquer outro aspecto da realidade que possa ser medido.

Na atualidade, as operações estatísticas têm por sua vez um aliado informático muito valioso: a folha de cálculo do Excel.

Áreas de aplicação e exemplos

Nos planos de estudo, tanto de disciplinas humanas como científicas, é habitual a incorporação da estatística como sistema de cálculo. Por este motivo é que se fala da estatística aplicada.

No mundo dos negócios, a estatística possui inúmeras aplicações. Vamos pensar em uma campanha de marketing na qual uma empresa necessita dirigir-se a seus clientes potenciais, para isso, a mesma precisa tirar uma média da idade dos seus clientes reais e a partir deste dado planejar uma estratégia comercial concreta.

A demografia é a disciplina que estuda a população pela qual é imprescindível recorrer a medidas estatísticas. Através delas é possível extrair conclusões de todo tipo (prioridades sociais, setores da população mais desfavorecida, etc.).

Para conhecer a realidade dos acidentes de trânsito e colocar em prática uma série de medidas preventivas é obrigatório elaborar estudos estatísticos.

Quando consultamos os efeitos de um medicamento há uma série de explicações sobre seus efeitos e contraindicações, porém não se pode esquecer que para realizar o estudo de um medicamento é necessário fazer previamente uma medida estatística.

Foto: iStock, stockphotographers

Relacionados:

  1. Histograma
  2. Margem de Erro
  3. Bioestatística
  4. Folha de Cálculo
  5. Inferência
  6. Calculadora Científica
  7. Números Egípcios
  8. Censo
  9. Somar, Subtrair, Multiplicar e Dividir
  10. Valor Absoluto