Conceito » Saúde » Estágios do Câncer

Estágios do Câncer - Conceito, o que é, Significado

O câncer é uma doença muito complexa e um dos aspectos mais complicados é seu tratamento. Para facilitar um pouco isso, os oncologistas criaram diretrizes que determinam o nível de gravidade ou progressão da doença, chamados de estágios do câncer.

A classificação estabelecida depende de cada tipo de tumor

Permitem estabelecer e alertar o tamanho do câncer, assim como seu grau de avanço, o que finalmente determina a conduta a seguir, especialmente o tratamento.

Por que é necessário determinar o nível que se encontra o tumor?

Uma vez que se tem o diagnóstico do câncer, o próximo passo é determinar seu estágio. Conhecer o tamanho e o grau de avanço, assim como a extensão dos órgãos e tecidos próximos como de outros que se encontram distantes (metástase), é o que determinará o melhor tratamento, que deve ser analisado cuidadosamente de acordo com o cenário geral de cada pessoa.

Permite ter um panorama que compreende inclusive a expectativa de vida. Isto é muito duro, mas também muito importante para saber o que está por vir para poder organizar suas questões pessoais, familiares e trabalhistas.

Durante o tratamento o estágio deve ser reavaliado, pois é possível que um paciente avance para o próximo mesmo recebendo tratamento ou, no melhor dos casos, retrocedendo. Isso permite que o médico tome decisões e faça ajustes no tratamento.

Como é realizada a determinação do estágio?

É necessário realizar vários estudos. Os mais utilizados são os exames de sangue e imagem (radiografia, ultrassom, tomografia, ressonância e gama GT). Estes são solicitados de acordo com o tipo de tumor existente, uma vez que cada câncer tem uma forma particular de disseminação.

Um exemplo disso é o câncer de próstata, que depois de invadir as estruturas vizinhas da pélvis, como a bexiga, costuma espalhar-se para os ossos da coluna vertebral. Outro tumor que se espalha para as vértebras é o câncer de mama. Alguns tumores se dispersam principalmente para o fígado, como é o caso do câncer de cólon.

Por outro lado, existem várias formas de indicar o estágio de um tumor. Uma maneira comum é enumerar, partindo do 0 e atingindo o máximo de IV. Nesta classificação, o Estágio 0 indica a ausência de tumor, enquanto que no Estágio IV se observa um tumor disseminado a órgãos a distância. Em relação aos níveis I a III, os mesmos descrevem que o tumor se encontra presente, expondo seu tamanho e o grau de invasão aos tecidos que o rodeiam.

Outra forma de estabelecer os estágios é com o sistema TNM, estas letras significam: T: tamanho do tumor, N: extensão aos gânglios e M: presença de lesões em tecidos distantes chamados de metástase. Estas letras são seguidas de números, quanto maior o número, maior a gravidade.

Imagem: Fotolia. scio21

Relacionados:

  1. Câncer de Próstata
  2. Marcadores Tumorais
  3. Anatomia Patológica
  4. Trópico de Câncer
  5. Abscesso
  6. Predisposição Genética
  7. Dermatoscopia
  8. Fumante Passivo
  9. Grupo de Risco
  10. Exame de Papanicolau