Conceito » Geografia » Estadia

Estadia - Conceito, o que é, Significado

A estadia é um conceito temporal que expressa a permanência de uma pessoa em um lugar durante certo período de tempo. Em outras palavras, é a estância de uma pessoa fora do seu lar por diversas causas: por motivo de trabalho, férias, descanso de fim de semana ou alguma circunstância especial. Também acontece quando um modelo se expõe para um pintor ou fotógrafo. Outro sentido da palavra se refere à jornada de uma embarcação que permanece no cais após o tempo estabelecido. Em qualquer destas situações a temporalidade está presente com o vocábulo estadia.

Há um denominador comum em relação às diferentes aceitações do termo estadia. É uma palavra em desuso que consequentemente pode ser considerada um cultismo.

Estadia no estrangeiro

Por motivos profissionais ou relacionados ao estudo pode ser necessária uma mudança de residência temporária. Assim, um estudante pode permanecer em um curso escolar e realizar uma estadia ou estância no estrangeiro, por exemplo, para ampliar sua formação ou aprender um idioma.

No caso de uma pessoa querer morar temporariamente em outro país é necessário cumprir com uma série de requisitos: um visto de estância, um período máximo de permanência, uma licença de trabalho, uma autorização de prorrogação, etc. Desta maneira, a estadia se encontra condicionada a certos procedimentos administrativos. As condições de estadia ou de estância em um país têm a finalidade de organizar o fenômeno da emigração. Por este motivo, em todos os países, fica regulamentada a permanência dos estrangeiros com certo rigor normativo.

Algumas modalidades de estadia

Por causa das diversas razões que acontece uma estadia no estrangeiro, existem algumas modalidades de estância que se adaptam a cada circunstância:

- Os países costumam reconhecer os vistos temporários para negócios e turistas. Como regra geral, o período de permanência como turista é mais curto e possui menos exigências do que ao realizar uma atividade de trabalho. Pode acontecer a situação de uma pessoa ter um tipo de visto que limite sua estadia no local, assim ela vai precisar de uma prorrogação no tempo da estadia, a chamada expansão de estadia.

- Existe também a chamada estadia humanitária. Esta acontece quando alguém solicita uma licença temporária de residência alegando razões humanitárias, por exemplo, quando o país se encontra em guerra.

- Uma estadia pode ocorrer por motivo de asilo político. O pedido de asilo político é realizado quando há razões objetivas na vida de uma pessoa que demonstra ser perseguida ou discriminada por seu país de origem por razões relacionadas à raça, religião ou simplesmente por crenças pessoais.

Imagem: iStock, Nicolas McComber

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: