Esgotamento - Conceito, o que é, Significado

O esgotamento é um cansaço extremo que pode ser sentido através de várias intensidades. Aliás, esta sensação pode ser moderada ou muito elevada.

O esgotamento está associado a uma série de reações do organismo: dificuldade para respirar, falta de energia e a sensação de que as forças acabaram. Em outras palavras, se refere a alguém que está no limite de sua capacidade física e que não pode realizar novo esforço.

O esgotamento físico faz parte de algumas atividades esportivas

Nas corridas de longa distância, os atletas submetem o corpo a um nível alto de exigência para conseguir a vitória. Esta circunstância resulta em pulsações muito elevadas (em torno de 200 batimentos por minuto) ocasionando um esgotamento geral. Outros esportes ou atividades também contam com estas características, tais como o montanhismo e o ciclismo que são claros exemplos que mostram que o cansaço extremo é bastante frequente.

Em certas circunstâncias, o esgotamento físico pode ocasionar alguma doença, uma reação diante de certos tratamentos médicos ou a carência de algumas substâncias em nosso organismo, tais como a anemia que está relacionada à falta de ferro e o esgotamento que é um dos seus sintomas característicos.

Não temos que pensar que o esgotamento ou a extenuação ocorre somente na atividade física intensa ou através de doenças

De fato, há atividades mentais que também provocam um grande desgaste. Quando a mente humana está submetida a uma situação de estresse ou quando é necessário um grande período de concentração ocorre uma espécie de bloqueio mental, uma vez que não é possível continuar com o mesmo grau de atenção. Um exemplo de esgotamento mental acontece em uma partida de xadrez, na qual os jogadores devem estar bem concentrados.

Por último, o esgotamento tem outra versão: a de tipo emocional

Há situações pessoais em que sentimos nossa emotividade prejudicada. O esgotamento emocional pode vir de uma relação amorosa dolorosa, pela pessoa sentir-se humilhada e inclusive por assédio.

Enquanto o esgotamento físico ou mental tem uma fácil solução (o organismo se recupera com um pouco de cansaço), o esgotamento emocional é mais complexo, pois sua recuperação pode ser mais lenta e precisar de algum tipo de terapia para superar.

Imagem: iStock - Wavebreakmedia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: