Escassez - Conceito, o que é, Significado

EscassezEntende-se por escassez o estado que apresenta insuficiência de recursos e permite satisfazer as necessidades de um indivíduo ou de um grupo. O conceito escassez está ligado inicialmente à falta de recursos básicos de sobrevivência, enquanto que em termos macroeconômicos se refere a uma situação na qual os agentes econômicos demandam um bem em maior quantidade do que se encontra disponível no momento.

Devemos levar em conta que a escassez não deixa de ser reflexo de que muitos recursos são finitos enquanto que as necessidades e os desejos humanos são infinitos, por isso, as pessoas se veem forçadas a tomar decisões sobre quais produtos e bens podem ou não consumir.

Escassez de recursos naturais

Embora alguns recursos naturais sejam infinitos, outros possuem uma demanda maior do que a própria natureza oferece. Um dos maiores problemas que a população mundial deve ter durante os próximos anos é a escassez de água potável.

Apenas 1% da água é doce e acessível aos seres humanos, ainda mais devemos acrescentar a distribuição desigual deste recurso entre as diferentes partes do mundo e o crescente ritmo do aumento populacional do planeta. Em certas áreas, como na Europa, o acesso à água doce não parece ser um problema preocupante em curto prazo, mas em outras áreas como na África ou América do Sul a disponibilidade de água doce para o consumo humano não se apresenta desta forma.

As fontes tradicionais de água como rios ou mananciais são afetadas tanto pelas mudanças climáticas como pela ação do homem, sendo que esta é uma das questões mais importantes apresentadas para o desenvolvimento dos países do terceiro mundo

Para combater a escassez são adotadas diversas medidas, entre as quais podemos destacar a criação de novas infraestruturas hidráulicas como a drenagem de pântanos ou a construção de represas que permitem abastecer diversas populações, inclusive na época da seca.

Durante os próximos anos a gestão de água doce é um tema que pode criar vários conflitos devido a sua escassez, por isso, é imprescindível elaborar uma série de protocolos que garantam a sua conservação e uso racional. A maneira como se administra este apreciado recurso natural determina em grande parte a possibilidade de desenvolver uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Imagem: iStock - Piter1977

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: