Conceito » Aprender » Esboço

Esboço - Conceito, o que é, Significado

O uso desta palavra aparece em duas situações diferenciadas: no desenho e em relação à exposição de ideias. Em ambos os contextos, o substantivo esboço expressa um elemento básico comum: a expressão inicial de algo que vai se desenvolver mais tarde.

Na elaboração de um mapa, um plano ou o projeto de um edifício, a ideia de esboço é conhecida como croqui. Numa pequena exposição de um plano, o esboço equivale a uma anotação. Deve-se destacar, além disso, que existem profissionais especialistas na concepção básica deste tipo de trabalho artístico.

No mundo da criação

Para pintar um quadro, esculpir uma estátua ou projetar um automóvel se deve iniciar com uma ideia original que seja expressa em forma de esquema ou rascunho em um papel. Em outras palavras, o esboço é um desenho com traços fundamentais. Este vem a ser um rascunho inicial, portanto, é algo totalmente provisório e não definitivo.

Qualquer atividade criativa parte deste esquema básico, geralmente sob a forma de linhas simples das quais é possível desenvolver uma criação mais elaborada e com todo tipo de detalhes.

Na história da arte, alguns esboços de grandes obras foram preservados por causa do seu alto valor tanto econômico como artístico. A partir deles é possível entender melhor o resultado final de uma obra. Um exemplo ilustrativo está relacionado com "A Guernica", de Picasso, uma obra de grande dimensão que mantém mais de quarenta esboços e que em várias ocasiões são expostos junto da obra original.

No mundo das ideias

Os projetos mais sofisticados que podemos imaginar também contam com um início bem simples. Neste sentido, quando um escritor tem em sua cabeça uma história, antes de passá-la para o papel certamente realizará um esboço geral do que vai contar (por exemplo, uma divisão por capítulos, traços dos personagens principais e uma breve explicação sobre o enlace da trama). Algo muito semelhante é o que acontece em um projeto empresarial, onde em sua fase inicial se projeta um esquema básico para expressar o conjunto da atividade que será desenvolvido.

Se um conferencista anuncia que irá apresentar um esboço do seu livro, os participantes devem saber que vai falar sobre os aspectos fundamentais do seu trabalho e, consequentemente, outros aspectos secundários não serão tratados.

Imagem: Fotolia. photominus21

Relacionados:

  1. Esboço
  2. Programa
  3. Plano de Negócios
  4. Desenho Gráfico
  5. Esquema
  6. Desenho
  7. Desenho Técnico
  8. Projeto de Pesquisa
  9. Planejamento
  10. Plano 5W2H