Entorse - Conceito, o que é, Significado

Todo joelho, antebraço ou dedo podem sofrem uma entorse. Esta é uma lesão que afeta os ligamentos que unem duas peças ósseas em uma articulação. A entorse de um ligamento se apresenta no momento que há uma tração excessiva entre as duas peças ósseas unidas, da qual provoca uma ruptura parcial do ligamento.

O processo fisiológico de uma entorse

Os ligamentos são formados por fibras cuja disposição é homogênea, uma vez que mantêm a mesma direção. Quando acontece uma entorse (por exemplo, a torção de um tornozelo) as fibras do ligamento deixam de manter sua estrutura normal devido à ruptura dos vasos sanguíneos, gerando normalmente um sangramento na zona afetada. Por outro lado, a entorse provoca um processo de inflamação do ligamento e falta de fluxo sanguíneo no local afetado. Ao mesmo tempo, a ruptura de fibras e a inflamação levam a certa dor.

Considerações para curar as entorses

Uma recomendação bem utilizada para tratar as entorses é o uso de gelo no local lesionado assim que ocorre um estiramento do ligamento. Este procedimento faz parte da crioterapia. A aplicação do frio através do gelo evita uma inflamação excessiva do ligamento.

Os traumatologistas e os fisioterapeutas recomendam que o tratamento das lesões dos ligamentos precise de um período de repouso. Para isso, é conveniente que o local afetado se mantenha em posição elevada durante a etapa inicial da entorse.

Os fisioterapeutas também aconselham que a entorse seja tratada com uma massagem drenante e suave para favorecer a eliminação do sangramento no tecido afetado.

A finalidade destas orientações é evidente: cicatrizar o ligamento para recuperar sua mobilidade.

A entorse do joelho, típica lesão entre os esportistas

Os atletas, tanto amadores como profissionais, sabem que o exercício físico apresenta riscos e um dos mais comuns é a lesão provocada por uma entorse. É bem comum uma torção afetar o joelho de um atleta, pois é a articulação fundamental para a mobilidade na maioria dos esportes.

A entorse do joelho pode lesar o ligamento lateral externo, o ligamento lateral interno e os ligamentos cruzados. De qualquer forma, para ocorrer esse tipo de lesão é necessário que haja algum tipo de trauma anterior, por exemplo, um choque, uma queda ou um gesto brusco.

Imagem: iStock. Halfpoint

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: