Engenharia Sanitária - Conceito, o que é, Significado

Engenharia-SanitariaA engenharia sanitária é responsável pela área da higiene e saúde da sociedade. Devemos saber que as grandes aglomerações urbanas estabelecem um risco potencial de doenças e por isso devem ser prevenidas. Além disso, a contaminação e seus consequentes riscos para a saúde é outra realidade que justifica a necessidade de uma gestão sanitária num sentido global.

A principal ideia da engenharia sanitária consiste na análise e planejamento de técnicas que sejam adequadas ao controle da saúde da população.

A água potável e as doenças

O acesso à água potável com garantias para a saúde é um avanço social de grande relevância e, possivelmente, é o exemplo mais característico da importância da engenharia sanitária. A água como recurso, seu abastecimento a toda população e a garantia de qualidade permite que a população não sofra uma série de doenças conhecidas como doenças de origem hídrica (disenteria ou febre tifoide).

O engenheiro sanitário deve conhecer tudo relacionado aos processos que afetam a água: sistemas de esgoto, tratamento de água (dessalinização), potabilização, armazenamento não contaminante, etc.

A origem da engenharia sanitária

O controle da água e seu posterior tratamento para prevenir doenças tem um precedente histórico bem específico: o sistema de esgoto romano (conhecido como Cloaca Máxima). Entretanto, a engenharia sanitária surgiu como conceito de saúde pública que adquiriu uma nova dimensão no século XIX, assim que apareceram alguns avanços científicos em microbiologia.

A engenharia sanitária, uma área multidisciplinar

O engenheiro sanitário tem como objetivo a saúde da população. Paralelamente, outros engenheiros são responsáveis pelo projeto de infraestruturas da sociedade: os engenheiros civis. Desta forma, o engenheiro hidráulico projeta obras relacionadas à água como galerias ou canais. Por outro lado, o engenheiro ambiental está relacionado ao meio ambiente de maneira integral e também é responsável pelo tratamento da água. O conceito de saúde pública é outro elemento que se encontra vinculado à engenharia sanitária, assim como comentado anteriormente.

A realidade interdisciplinar da engenharia sanitária vai além da sua relação com a engenharia civil, ambiental ou com a saúde pública. Na verdade, a atividade do engenheiro sanitário está associada a outras esferas: a higiene industrial, higiene dos alimentos, setor energético ou setor de cosmética.

Imagem: iStock. Reptile8488

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: