Energia Potencial - Conceito, o que é, Significado

Energia-PotencialA energia potencial pode ser definida como a energia armazenada em um objeto como resultado de uma mudança em sua posição relativa. Isto quer dizer que embora a energia armazenada não se manifeste no momento atual, uma mudança em sua situação pode fazer com que a mesma produza um efeito real no mundo físico.

Uma maneira simples para explicar de forma prática esta definição é através do exemplo de um corpo que se situa a certa altura do chão. Neste caso o corpo possui energia potencial, pois se deixar cair no chão significa que terá capacidade de movimento ou inclusive deformar tais objetos. Estes movimentos e deformações serão potenciais quanto maior a altura.

Uma introdução da energia potencial

Seguindo o exemplo anterior, uma pedra suspensa por uma corda possui energia potencial como resultado de sua posição, já que a mesma pode realizar esse trabalho com sua queda. Embora, na realidade, qualquer corpo que se situe a certa altura poderá ter energia potencial. A diferença de energia vem da massa corporal e da altura situada.

Esta dependência de altura se encontra extremamente ligada à força gravitacional, o que leva o nome de energia potencial gravitacional. Desta forma, pode-se dizer que a energia potencial de um objeto depende tanto de sua massa como da força de atração exercida sobre a Terra.

Mesmo assim a energia potencial pode ser apresentada de diversas formas, como mostra o exemplo de uma bateria elétrica, assim como o disparo de um fuzil, uma vez que a energia potencial da pólvora é transformada pela energia cinética da bala. Assim, o que se deduz é que a energia potencial pode ser transformada em outros tipos de energia, como a cinética do exemplo anterior e a luz ou o calor no caso de um explosivo.

Como podemos calcular a energia potencial gravitacional?

Energia-Potencial-2A maneira de expressar matematicamente o exemplo anterior é bem simples. Se a energia potencial (EP) de um objeto estiver diretamente relacionada com sua massa (m) e sua posição relativa ou altura (h), pode-se dizer que: EP = m.h

Mas esta fórmula estaria incompleta se não incluíssemos a constante força da gravidade (g).

Portanto, a real fórmula para calcular a energia potencial gravitacional é: EP = m.h.g.

Imagens: iStock. nadla / franckreporter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: