Eleitorado - Conceito, o que é, Significado

EleitoradoO eleitorado é um conjunto de cidadãos que tem o direito de participar de uma votação para escolher seus representantes políticos. Cada país tem sua própria legislação em relação à idade mínima exigida para exercer seu direito de voto (na maioria dos casos esse mínimo é de 18 anos). A idade legal não é o único requisito para fazer parte do eleitorado, pois uma pessoa pode ficar desabilitada de votar por vários motivos: por um erro administrativo fundamental, por ser declarada incapaz perante o tribunal devido ao seu estado mental ou por ser declarada rebelde por causa penal.

Outro aspecto que deve ser levado em conta em relação ao eleitorado é o fato de que algumas nações têm a obrigação de votar, exceto algumas exceções bem específicas e justificadas.

Considerações gerais sobre o eleitorado

Como regra geral, todo cidadão é eleitor desde que esteja devidamente regularizado. Atualmente a Espanha possui uma população superior aos 47 milhões de habitantes e seu eleitorado é de aproximadamente 36 milhões; isso significa que os eleitores representam algo mais do que 75% da população total.

As diversas formações políticas e os meios de comunicação promovem estudos sociológicos para conhecer as preocupações e os interesses do eleitorado. Os dados obtidos podem ser relevantes para preparar a estratégia política. Este tipo de estudo faz parte da sociologia eleitoral.

Um dos problemas políticos mais generalizados é a falta de interesse de um setor do eleitorado

Esta situação destaca os índices de abstenção nas eleições. Para tentar animar aqueles que não têm interesse em votar, o que se procura fazer é mobilizar o eleitorado através de estratégias com as redes sociais e criar outros mecanismos de participação.

No jornalismo, algumas expressões são utilizadas para referir a este setor da sociedade: “O eleitorado castiga a esquerda” ou “Há um distanciamento entre o eleitorado e os políticos".

As campanhas eleitorais promovem pesquisas e há um dado de grande importância a ser destacado: a porcentagem de pessoas indecisas na hora de votar em um partido ou outro. Os partidos políticos sabem que é importante dirigir-se a este setor do eleitorado, pois a decisão final de uma eleição pode depender desses indecisos até o momento.

Imagem: iStock, xijian

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: