Efeito Estufa - Conceito, o que é, Significado

O efeito estufa é conhecido como um fenômeno através do quais certos gases que se encontram na atmosfera terrestre retêm parte da energia térmica que produz o solo terrestre após o recebimento dos raios solares.

Trata-se de um fenômeno natural que atinge todos os corpos planetários que possuem atmosfera e evita que a energia recebida por parte das estrelas desses planetas se perca de forma imediata.

No caso da Terra, a mesma se multiplicou nos últimos anos devido à emissão excessiva de determinados gases produzidos pela ação do homem, tais como o dióxido de carbono e o metano.

Causas do efeito estufa

As causas que originam o efeito estufa são bem variadas, embora possam diferenciar-se principalmente em dois grandes grupos: aqueles que têm sua origem em um fenômeno natural e outras que tem sido provocada pela ação do homem.

Entre as causas naturais, estão todas aquelas que provocam a emissão de gases sem que o homem intervenha no processo em algum momento. Um dos exemplos mais clássicos são as erupções vulcânicas, estas que emitem grande quantidade de metano, ozônio e vapor de água, entre muitos outros gases que repercutem diretamente no efeito estufa.

Enquanto isso, entre as causas artificiais, grande maioria deriva da atividade humana. Assim, valem destacar o desmatamento e a desertificação, fenômenos que aumentam o nível de dióxido de carbono na atmosfera. Além disso, muitas atividades industriais são responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa através da queima de combustíveis fosseis como a gasolina, o carbono e o petróleo.

Podemos adicionar também as emissões de clorofluorcarboneto (mais conhecida pelas siglas CFC) produzidas por certos aparelhos elétricos tais como os refrigeradores, assim como por alguns aerossóis e produtos de limpeza que repercutem negativamente no efeito estufa.

Consequências do efeito estufa

Sobre as consequências do efeito estufa, não há unanimidade entre a comunidade científica, embora a corrente majoritária atual aponte que este fenômeno é o responsável pelas grandes mudanças que vem sofrendo o clima no mundo todo.

Entre seus efeitos diretos, vale destacar a alteração das temperaturas e temporadas de chuva, o derretimento das calotas polares, o aumento da desertificação e certas mudanças nas estações que afetam os processos migratórios e reprodutivos de alguns grupos de seres vivos, além de outros efeitos menores.

Imagem: iStock. Halfpoint

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: