Educação Infantil - Conceito, o que é, Significado

Educacao-infantilO termo educação infantil se refere a uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças (que vai até os 5 anos de idade). Esta atividade é realizada em instituições educativas especializadas conhecidas com várias denominações: jardim da infância, maternal, creches ou pré-escola.

A educação infantil faz parte de um contexto social que apresenta dois eixos fundamentais: a incorporação geral da mulher no mundo do trabalho e a consequente necessidade de delegar o cuidado das crianças, por outro lado, a importância da educação em relação às primeiras etapas do desenvolvimento humano.

A população infantil que recebe este tipo de educação está dividida em duas faixas etárias: as crianças de 0 a 3 anos nas creches, e as crianças de 4 e 5 anos nas pré-escolas.

A socialização destas crianças está focada em estratégias que dependem de uma série de conhecimentos acadêmicos específicos: psicologia evolutiva, educação em saúde, educação artística, educação física, socialização, além de um elemento não acadêmico que é imprescindível: a empatia dos profissionais com estes menores. A capacitação dos docentes incorpora também materiais de estudo como a música, a metodologia do jogo e as técnicas de alfabetização.

Quais são atividades desenvolvidas por estas crianças nas escolas?

- Aprendem a socializar-se com as outras crianças através de jogos, assim como um ambiente lúdico e participativo;

- Desenvolver habilidades manuais;

- Familiarizar-se com seu próprio corpo e com o ambiente que vivem;

- Aprender a interagir com os objetos cotidianos que lhes rodeiam;

-Desenvolver habilidades de linguagem, por exemplo, iniciar a alfabetização.

-Incorporar alguns hábitos sociais como aprender a escutar, responder e ficar sentado.

-Aprender alguns valores sociais como a necessidade de dividir, rejeitar atitudes violentas, entre outras.

Jogos, modelo pedagógico e inclusão social

Qualquer atividade realizada por uma criança em uma escola de educação infantil deve ser regida pelo sentido lúdico, para isso é extremamente necessário que a criança entenda as diferentes atividades em forma de jogo.

Outro elemento chave desta etapa educativa é o modelo pedagógico a ser aplicado. Atualmente a tendência mais comum é uma pedagogia inclusiva baseada na inclusão e no respeito à diversidade social, econômica e cultural.

A inclusão social na educação infantil é uma ferramenta que serve para promover a igualdade de oportunidades, a convivência e a solidariedade.

Imagem: iStock. gilaxia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: