Conceito » Ecología » Duna

Duna - Conceito, o que é, Significado

A duna é um grande acúmulo de areia e é a paisagem característica de algumas áreas desérticas do planeta. Também há a possibilidade de existir dunas em certas áreas costeiras.

As dunas apresentam um aspecto normalmente uniforme, como uma espécie de camada ou manto sobre a superfície da Terra e que forma permanentes ondulações. Entretanto, o formato das dunas não é simétrico, pois a inclinação no terreno depende da direção que sopra o vento. Existem vários tipos de dunas: transversais, onduladas, longitudinais, parabólicas ou estrelas.

A grande quantidade de areia deste tipo de paisagem é produzida pelo vento, sendo normalmente criada pelos ventos alísios, como mostram as dunas do deserto do Saara e de outros lugares do mundo. Além do vento, as baixas precipitações são outra causa desse fenômeno da natureza. Outro fator que interfere a formação das dunas é a seca. Do ponto de vista climático existem ciclos de seca.

As dunas formam uma paisagem que não é estática

Na verdade, existe a possibilidade de medir sua mobilidade, da qual depende de muitos fatores tais como: o tipo de clima, a velocidade do vento, os níveis de umidade e as chuvas anuais. Por este motivo, existem as dunas móveis, sendo este aspecto um problema de grande magnitude para as áreas de cultivo que podem ser cobertas por completo por uma camada arenosa. Também pode ocasionar o desaparecimento de certas rotas ou caminhos. Diante deste problema, é frequente a construção de barreiras e a plantação de certas plantas.

Os especialistas em estudo climático observam as dunas como um indicador negativo relacionado à mudança climática vivida pelo planeta durante as últimas décadas

As grandes áreas desérticas formadas por uma vasta paisagem dunar são conhecidas também como Ergs. Esta grande extensão de território arenoso são próprias do Norte da África, especialmente na Argélia e na Mauritânia. Os Ergs são formados por dunas desérticas, já que as dunas litorâneas têm outras características paisagísticas.

A paisagem dunar chama a atenção em vários sentidos. Sua monotonia sugere solidão e, ao mesmo tempo, é um lugar enigmático e charmoso. Pode-se afirmar que o deserto e as dunas oferecem dois tipos de caras: uma paisagem que transmite serenidade e ao mesmo de perigo real.

Imagem: iStock. Juergen Sack

Relacionados:

  1. Tempestade de Areia
  2. Vento Zonda
  3. Paisagem Natural
  4. Eolionimia
  5. Rosa dos Ventos
  6. Bioma
  7. Clima
  8. Ciclogênese
  9. Troposfera
  10. Ar