Conceito » Ciência » Ductilidade

Ductilidade - Conceito, o que é, Significado

A ductilidade é uma particularidade ou propriedade de alguns materiais. Consiste na possibilidade de serem transformados com facilidade, pois são facilmente manipuláveis. Assim os materiais dúcteis são especialmente flexíveis e deformáveis, pode-se dizer então que a ductilidade é sinônimo de plasticidade.

A ductilidade como qualidade é aplicada em relação ao mundo dos materiais, uma vez que podem ser divididos e transformados

Em outras palavras, quando um material muda de forma após determinado processo, isso se deve à ductilidade e assim o adjetivo dúctil é usado para poder descrevê-lo.

A ductilidade envolve certa resistência do material, pois existe uma mudança de aspecto provocada pela força, mas que não é suficientemente intensa para o rompimento do material. Neste sentido, não há como confundir dúctil com frágil, pois a fragilidade expressa algo que pode quebrar com facilidade, já a ductilidade se refere ao contrário.

Dentro do estudo dos materiais ficam estabelecidas medidas objetivas em relação a sua ductilidade

Desta forma, há alguns métodos que determinam de maneira quantitativa o grau de ductilidade da matéria. Como norma geral, o nível de ductilidade dos materiais é maior em função ao aumento de temperatura que é submetido. Por outro lado, quanto menor a temperatura, maior será sua fragilidade.

Alguns exemplos significativos de metais dúcteis são: o ouro, o aço e o cobre. E curiosamente, estes três metais compartilham uma característica estreitamente relacionada à ductilidade: a maleabilidade.

O conceito ductilidade também pode ser aplicado em pessoas

Na verdade, aprendemos coisas novas e nos adaptamos a diversas circunstâncias porque nosso cérebro tem a ductilidade necessária, ou seja, tem a capacidade de responder a diferentes estímulos. Pode-se afirmar que a educação do nosso cérebro é possível por causa de sua ductilidade. Consequentemente, sabemos que uma pessoa é dúctil quando tem a capacidade de adaptar-se a qualquer tipo de ambiente.

Apesar de uma pessoa dúctil adaptar-se bem a diferentes situações, este adjetivo é usado normalmente num sentido negativo e pejorativo. Por este motivo, dúctil equivale a dócil e é aplicado em pessoas que são fáceis de manipular, que não sabem decidir, que não sabem falar não aos outros e que são fracas de caráter. Nesta linha, se um indivíduo troca de opinião com facilidade com a intenção de evitar possíveis conflitos, o mesmo manifesta sua ductilidade e esta atitude demonstra falta de personalidade.

Imagem: iStock. princessdlaf

Relacionados:

  1. Matéria (tipos de matéria)
  2. Maleabilidade
  3. Recursos Materiais
  4. Panelas de Cerâmica
  5. Supercondutividade
  6. Tecnologias Duras e Leves
  7. Tenacidade
  8. Flexibilidade
  9. Absorção
  10. MDF