Conceito » Saúde » Dor Crônica

Dor Crônica - Conceito, o que é, Significado

A dor é uma sensação incômoda e desagradável que se tem em alguma parte do corpo. Também pode se referir ao estado ânimo do ser humano. De qualquer forma, isso é algo tipo subjetivo, pois cada indivíduo tem sua percepção pessoal e a capacidade de saber suportar.

Do ponto de vista fisiológico, a maioria dos parâmetros físicos são objetivos (tensão arterial, pulsações, glóbulos vermelhos, etc.), mas no caso da dor, não existe uma medição precisa.

A Organização Mundial da Saúde (a OMS) classifica a dor em três níveis aproximados: leve, moderada e intensa

Por outro lado, há um quarto nível: o mal-estar físico crônico. Sua principal característica é a permanência, ou seja, não é algo passageiro ou transitório, mas sim constante e que persiste há mais de seis meses. Logicamente, esta sensação é realmente incômoda e indigesta, pois afeta o indivíduo em seu conjunto.

A medicina procura curar as doenças e, ao mesmo tempo, evitar o sofrimento

A anestesia e o uso de anestésicos e opioides reduzem consideravelmente o sofrimento da dor. Entretanto, em algumas circunstâncias, se insiste no erro durante algum tempo, por isso há a denominação do termo dor crônica. Nas últimas décadas surgiram novos questionamentos para abordar esta situação, as denominadas unidades de dor. No caso da fibromialgia, algumas dores de cabeça ou problemas nas costas podem se manifestar como uma dor crônica nos pacientes.

Também são causadas por motivos emocionais que originam um mal-estar físico (os problemas psicossomáticos). De qualquer forma, a dor crônica é um sintoma de algum problema de saúde e por isso a medicina tenta encontrar a causa que provoca essa sensação.

Como a dor crônica não está associada a uma disciplina médica específica, seu tratamento precisa de uma estratégia multidisciplinar: anestesia, reabilitação psicológica, cirurgia, entre outras. Por outro lado, a dor crônica possui duas vertentes: a benigna (relacionada aos problemas reumáticos) e a patologia maligna (relacionada ao processo de metástase originário de algum câncer).

Além dos tratamentos e terapias médicas especificas para combater a dor crônica, alguns especialistas recomendam que a pessoa tenha uma atitude positiva diante deste tipo de situação, pois já está comprovado que tanto os sentimentos como as emoções têm forte influência sobre a saúde.

Imagem: iStock. Wavebreak

Relacionados:

  1. Dor
  2. Dano
  3. Astenia
  4. Hipertensão
  5. Ansiedade
  6. Pulso
  7. Esgotamento
  8. Eustress (estresse positivo)
  9. Transtorno de Angústia
  10. Contente