Conceito » Aprender » Dominação

Dominação - Conceito, o que é, Significado

DominacaoDominação é toda circunstância em que um grupo exerce uma hegemonia em relação ao outro. Essa circunstância se deve a diversas causas, pois o termo se refere a inúmeras situações. Do ponto de vista político, se refere a uma circunstância em que um determinado grupo possui a maioria nos diversos departamentos do estado, no caso da democracia, esta posição se consegue devido a uma maioria alcançada nas eleições.

Desde a antiguidade existem situações em que uma determinada nação é superior à outra. Nestes casos, o domínio era realizado através da guerra, onde o grupo perdedor passava a pagar um imposto ao grupo vencedor. Nestas circunstâncias, era comum a escravidão, pois os derrotados faziam parte do grupo de trabalhadores que deviam sustentar com seu trabalho os vencedores. Esta organização fez parte de um período específico da historia, isso foi uma amostra do que um processo de dominação representa. No caso de Roma foi importantíssimo porque foi através da guerra que um grande número de povos derrotados foi obrigado a pagar impostos como resultado deste fato. Assim, este processo teve como finalidade uma apropriação econômica.

Com a chegada do feudalismo foi criada uma nova forma de processo de dominação. Neste caso, a superioridade de um grupo sobre o outro significava a violação da liberdade, desde que as escolhas fossem voluntárias. Assim, este tipo de organização social se sustentava pelo papel de um senhor que era dono de muitas terras e de um servo que devia cultivar e entregar parte da produção. Este regime se sustentou devido à dificuldade de manter um poder central, circunstância que favorecia as autoridades locais. No entanto, foi uma forma de produção que pode descrever uma situação de domínio muito mais sutil e insidiosa.

Na atualidade, pode haver uma situação parecida com a anterior, com alguns grupos sustentando uma hegemonia sobre os outros de modo oculto. No entanto, a grande complexidade alcançada pela sociedade presente torna difícil explicar seus processos com rigor. O que parece claro é que essa dominação tem como fundamento os grupos econômicos que apenam cuidam de seus interesses e que possuem uma superioridade na economia.

Relacionados:

  1. Establishment
  2. Partido Político
  3. Grupos
  4. Exclusão Social
  5. Pertence
  6. Participação
  7. Colégio Eleitoral
  8. Bélico
  9. Departamento
  10. Análise de Postos de Trabalho