Conceito » Educação » Documento

Documento - Conceito, o que é, Significado

O documento é um suporte material que incorpora algum tipo de informação. A linguagem escrita, a música e a matemática precisam de meios materiais para transmitir algo, assim, são realizadas através de uma categoria de documento como uma notificação, uma estatística, uma gravação ou uma redação.

Existem documentos de caráter oficial, pois fazem parte de algumas instituições ou entidades. Na área administrativa relacionada ao estado, existe um documento nacional de identidade para cada cidadão, um passaporte e, em alguns casos, um título acadêmico. Nestas circunstâncias, a instituição que expede o documento garante sua autenticidade. Alguns deles necessitam de certos trâmites burocráticos e credenciamentos legais como um título de propriedade ou os estatutos de uma entidade.

Por ser um termo genérico, muitas vezes vem acompanhado de alguma palavra para esclarecer a categoria do mesmo como um documento sonoro, oficial ou jurídico

Tradicionalmente, o conceito documento está associado a alguma escritura, já que a linguagem escrita tem sido dominante durante séculos. A imprensa foi a invenção que permitiu difundir documentos de forma generalizada. O fato de haver outros meios tecnológicos ao nosso alcance fez com que o conceito documento fosse ampliado consideravelmente através de links, podcast, vídeos do you tube, entre outros. Estes são documentos atuais que equivalem a uma carta escrita ou a um livro de registro. O que se destaca é o conteúdo da informação e o meio como é utilizado, apesar de ser secundário.

Certos conhecimentos mostram grande complexidade em relação aos documentos empregados. É o que acontece na história onde geralmente qualquer elemento pode ser considerado uma fonte documental, por exemplo, um testamento, um código ou uma peça de argila com símbolos. O valor histórico de um documento depende basicamente do seu significado na hora de entender determinado período.

Em certas ocasiões, o documento é importante por seu simbolismo, como mostra a rendição japonesa durante a 2ª Guerra Mundial. Um aspecto que deve ser levado em conta é a catalogação dos documentos, uma ferramenta importante da atividade investigativa, seja histórica ou de qualquer outro conhecimento.

Portanto, a ideia de documento é bem ampla e permite todo o tipo de informação. Neste sentido, alguns contextos tratam de provas documentais, como mostram as escritas públicas ou privadas de uma demanda judicial ou de qualquer outro procedimento jurídico.

Imagem: iStock. Bet_Noire

Relacionados:

  1. Carta Documento
  2. Apostila da Haia
  3. Credencial
  4. Navegador
  5. Receita Médica
  6. Faturamento e Fatura
  7. Comunicado de Imprensa
  8. Letra de Câmbio
  9. Carta Magna
  10. CPF