Conceito » Aprender » Ditadura

Ditadura - Conceito, o que é, Significado

DitaduraDenomina-se ditadura a uma organização política ou governante que não é escolhido pelo voto, por qualquer tipo de mecanismo pré-estabelecido institucionalmente, ou então por alguma questão que viola qualquer tipo de norma legal para o exercício do poder. As ditaduras estabelecem um poder exercido de fato, ou seja, carecem de uma legitimação social. Em alguns casos, as ditaduras podem surgir de processos institucionais, inclusive de um sufrágio válido, mas que posteriormente violam as normas que devem ser cumpridas pelo governo. Neste caso, é difícil desmascarar a ditadura, pois a mesma é apresentada através de uma eleição democrática. As ditaduras podem derivar em muitas ocasiões de regimes repressivos de grande envergadura, sobretudo quando são questionadas por críticos que colocam em evidência as inconsistências.

As ditaduras podem apresentar muitas variantes em suas ideologias, embora sempre sejam caracterizadas pela intolerância à dissidência e ao exercício do poder facultativo. No século XX, esteve representada em boa parte pelo fascismo e por certos governos socialistas que mantinham afastado qualquer tipo de variante política alheio à dominante. No primeiro caso, podemos destacar a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler. Neste tipo de regime a obediência a um líder era obsoluta e qualquer tipo de dissidência era castigado severamente. Estes regimes foram os causadores da Segunda Guerra Mundial, pelo fato de quererem estender seus domínios e o acesso aos recursos.

Em relação aos regimes enquadrados dentro de um socialismo mais ortodoxo, podemos destacar a União Soviética. Este tipo de organização mantinha um partido único e qualquer tipo de desvio da ortodoxia era castigado. Isto significa que não só proibia a existência de partidos políticos, mas que também perseguia aqueles que não se enquadravam dentro da ideologia proposta e que desviavam as normas oficiais.

Na atualidade, ainda é possível observar alguns países governados por ditaduras. Os mesmos costumam estar em condições econômicas deploráveis em consequência da falta de liberdade que prevalece. De fato, uma economia sólida precisa da liberdade dos membros da sociedade. Esta circunstância proporciona um bom clima de negócios e a possibilidade de um livre fluxo de capitais, criando novas respostas às necessidades existentes e gerando empregos.

Relacionados:

  1. Censura
  2. Confabulação
  3. Filosofia Política
  4. Democracia
  5. Democracia Representativa
  6. Poder Judiciário
  7. Golpismo
  8. Ler nas entrelinhas
  9. Autoritarismo
  10. Poder Executivo