Dissolução - Conceito, o que é, Significado

DissolucaoA dissolução é uma mistura homogênea de várias substâncias. Este fenômeno está presente em muitos dos processos vitais que nos rodeiam, tanto nos organismos simples como nos mais complexos.

As dissoluções permitem a possibilidade das interações químicas da natureza. Em uma atividade cotidiana como cozinhar alimentos, estamos realizando uma ação de dissolução. O mesmo acontece em um laboratório onde são combinadas as diferentes substâncias químicas com a finalidade de criar uma nova substância.

As substâncias que formam uma dissolução nunca se sedimentam, pois se trata de uma mistura homogênea

A dissolução de sólidos em líquidos é essencial para os processos vitais (por exemplo, o sal dissolvido em água). No caso do sangue, sua maior parte está composta por água e a menor por uma série de substâncias sólidas (pelos nutrientes que alimentam as células). As dissoluções de sólido em líquidos são as mais comuns, mas existem outras diferentes. Por outro lado, as dissoluções homogêneas de gases em líquidos, como o dióxido de carbono dissolvido em água que proporciona a efervescência dos refrigerantes. De outra forma, quando nos referimos a certas fusões, podemos falar das dissoluções de líquidos em líquidos, por exemplo, o aço se forma pela mistura de vários metais fundidos.

O conceito dissolução também é usado em outro sentido sem levar em conta os processos naturais ou químicos. Quando uma entidade ou organização desaparece, pode-se dizer que houve uma dissolução, ou seja, que essas empresas não existem mais.

A história recente mostrou em certo momento que houve a dissolução de uma nação: da União Soviética

Após mais de 70 anos, o regime político comunista que administrava esta nação deixou de existir em 1991. No início do século XX, ocorreu outro caso, a dissolução da Grande Colômbia. Do ponto de vista político, a dissolução de uma nação envolve a desintegração parcial ou total de sua estrutura estatal ou administrativa. Trata-se de algo pouco frequente na área política, mas muito comum na ordem empresarial ou social, onde todo tipo de entidade deixou de funcionar, normalmente, por razões econômicas ou por trocas conjunturais que provocam sua extinção.

Finalmente, deve-se destacar que certos vínculos pessoais terminam e assim ocorre sua dissolução, por exemplo, a dissolução de um matrimônio.

Imagem: iStock. Alex Potemkin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: