Dispositivos periféricos - Conceito, o que é, Significado

Dispositivos-perifericosO conceito dispositivo periférico é aplicado basicamente na área da computação. São instrumentos tecnológicos que interpretam a informação e permitem a comunicação entre as pessoas e os computadores.

Existem os dispositivos periféricos de entrada, de saída de armazenamento e de comunicação

Em relação aos primeiros, os mais conhecidos são: o teclado, o mouse, o joystick, a caneta óptica, o scanner e o microfone. Entre os dispositivos periféricos de saída estão o monitor, a impressora, os alto-falantes, os plotters de impressão e o fax. Os dispositivos de armazenamento estão relacionados aos processos de entrada e saída de informação (disco rígido, leitor de CD, fitas magnéticas ou memória portátil). Também existem os dispositivos de comunicação que permitem a interação com outras máquinas (a placa de rede, entradas de USB e o roteador).

Os dispositivos periféricos são uma parte dos componentes materiais de um computador (em termos informáticos utiliza-se a palavra hardware), dos quais funcionam devido a um programa de tratamento da informação (conhecido como software).

O processamento da informação é realizado através de uma unidade central (outro elemento físico do roteador) que se projeta ao exterior através de dispositivos periféricos

Como um exemplo bem simples, podemos dizer que a unidade central é o cérebro dos humanos, o programa está formado pelas conexões neuronais e os dispositivos periféricos são nossos membros que recebem ordens e executam as ações (nosso aparelho auditivo é um dispositivo periférico de entrada de informação). Esta analogia entre o cérebro e o computador começou a ser usada nos anos 40, sendo Alan Turing o primeiro a falar sobre cérebro eletrônico.

Embora o conceito dispositivo periférico tenha se desenvolvido nas últimas décadas, existem precedentes na antiguidade (o ábaco é considerado uma das primeiras ferramentas de cálculo). No Renascimento, Leonardo da Vinci idealizou uma máquina que permita realizar somas matemáticas. A partir do século XVII, surgiram outras máquinas de calcular, sendo estas máquinas os primeiros dispositivos periféricos.

Atualmente, a computação se encontra em sua quinta geração e o seu principal desafio consiste em dotar a inteligência artificial com os mecanismos próprios da inteligência humana.

Imagem: iStock. wsfurlan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: