Dinossauro - Conceito, o que é, Significado

DinossauroA palavra dinossauro vem do grego deinos, que significa terrível, e sauros quer dizer lagarto. Esta definição é relativamente recente já que foi criada no século XIX por um famoso paleontólogo britânico: Richard Owen.

Há aproximadamente 230 milhões de anos, apareceu um ser vivo vertebrado em nosso planeta: os dinossauros

Durante os seguintes milhares de anos, estes animais cresceram de maneira espetacular. Alguns deles possuíam uma espécie de couraça, outros tinham uma barbatana traseira, uns tinham duas patas e outros quatro. Quanto a sua alimentação, eles podiam ser carnívoros, herbívoros ou onívoros. Em todo caso, através dos restos fósseis encontrados sabíamos que sua aparência era terrível e que povoaram a Terra durante 150 milhões de anos, ainda mais, somente após milhares de anos é que apareceram os seres humanos.

Atualmente, estes animais despertam interesse porque representam a curiosidade da evolução das espécies. Não podemos esquecer alguns filmes de dinossauros que despertaram o interesse de algumas classes da população, especialmente o público infantil.

A extinção

Um dos enigmas da ciência está relacionado ao desaparecimento dos dinossauros. Não existe uma única teoria que explique este fenômeno, uma vez que existem várias explicações. Uma delas afirma que a casca dos ovos cresceu de tal forma que ficou tão dura que os filhotes não conseguiram nascer e, consequentemente, os dinossauros foram desaparecendo lentamente.

Outra explicação afirma o contrário

A casca ficou tão fina que passou a desproteger seus filhotes. Estas e outras teorias não são tão convincentes para a comunidade em geral que não entendem como um animal tão forte pode desaparecer.

A descoberta do irídio em diversos territórios do planeta indica que esta circunstância pode ter relação com a extinção dos dinossauros, pois o irídio vem do meteorito e há evidências que um deles caiu sobre a Terra no mesmo período em que desapareceram os dinossauros.

Uma mudança climática significativa e a consequente transformação do meio ambiente é outra das hipóteses sugeridas.

O enigma sobre a extinção dos dinossauros ainda não foi resolvida. Entretanto, seus restos fósseis trazem muita informação sobre sua alimentação, seu tamanho e comportamento vulgar, algo que pode ser visto pelos rastros deixados em alguns jazidos fósseis.

Imagem: iStock. xubingruo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: