Diarreia - Conceito, o que é, Significado

Quando as fezes apresentam um aspecto mais líquido e uma cor mais clara do que o habitual estamos diante da diarreia. Aliás, este termo médico é conhecido como síndrome do intestino irritável.

Trata-se de uma condição incômoda para o paciente, já que normalmente há uma necessidade maior de ir ao banheiro devido a um desarranjo intestinal causado por alguma bactéria, vírus ou parasita. Devem-se levar em conta que o intestino e o cólon estão em contato com toxinas e agentes infecciosos, tais como bactérias e vírus. Desta maneira, quando a evacuação diária é alterada por algum motivo são produzidas fezes atípicas que causam desidratação ao organismo seguidas da perda de água, minerais e eletrólitos. Em relação à estrutura e ao aspecto das fezes, vale lembrar que a medicina estabelece uma escala (conhecida como Escala Bristol) para descrever sua tipologia.

Tipos, causas e tratamento

Do ponto de vista médico, são vários os tipos: osmótica, secretória, motora, aguada, mista, inflamatória, crônica e aguda. Em relação às causas de origem são muitas: doença celíaca, fibrose cística, lesões da mucosa intestinal, pancreatite ou uma simples gripe. Geralmente a diarreia desaparece por si só, mas quando esta alteração se mantém por várias semanas pode ser um sintoma de um problema de saúde mais grave.

Por outro lado, os médicos consideram que há alguns sinais de alarme em relação à diarreia, especialmente a febre. Quanto ao tratamento, os médicos aconselham uma maior hidratação e se a causa do problema for do tipo bacteriano é aconselhável tomar antibióticos ou antiparasitários se a causa for os parasitas. Entretanto, os médicos ressaltam que o mais importante é não automedicar-se e não recorrer a receitas populares sem algum fundamento científico (certos mitos populares são prejudiciais no combate à diarreia, tais como tomar refrigerantes ou outras bebidas com gás).

Diarreia infantil

A maioria das doenças tem um significado particular em relação às crianças. No caso da diarreia infantil, trata-se de um sintoma que pode ser preocupante. Quando a diarreia aparece em uma criança ela vem acompanhada de febre e vômito, já a desidratação é mais comum. Os especialistas em pediatria infantil dão algumas orientações para combater a diarreia: fazer uma boa hidratação, não dar leite nem suco de maçã às crianças (ambos são prejudiciais porque aumentam a diarreia), assim como fazer uma dieta adequada através de verduras cozidas, torradas e massas.

Imagem: iStock, Tatomm

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: