Destruição - Conceito, o que é, Significado

A palavra destruição apresenta um sentido negativo em todos os seus significados. Este substantivo é aplicado em diversas situações: como sinônimo de devastação, como sentimento de desespero e também como solidão em um sentido mais profundo.

Pode-se dizer que uma paisagem está destruída quando é devastada, normalmente por uma guerra ou uma catástrofe

As ruínas que ficam após um acontecimento com essas características deixam um aspecto carente de vida e sua destruição é generalizada. Uma paisagem, um cenário abandonado ou uma cidade sem habitantes possuem uma aparência de destruição.

Outro sentido deste termo se aplica ao sentimento humano. Quando uma pessoa sofre a perda de um ente querido, consequentemente, passa por uma profunda angústia, assim, pode-se afirmar que esta pessoa está destruída, ou seja, está profundamente triste e inconsolável.

A solidão é o denominador comum da destruição, seja para referir a um lugar ou a um estado de ânimo abatido

Certas patologias mentais levam a este tipo de sentimento: a mais conhecida é a depressão, na qual o indivíduo se sente desamparado. Algo parecido pode ocorrer de forma coletiva, quando um grupo de pessoas compartilha uma grande decepção, por exemplo, quando uma família inteira vive momentos de destruição; ou num sentido menos dramático quando uma pessoa fanática sofre as consequências de uma importante derrota.

Na ideia de destruição, tudo aquilo que foi atingido se encontra arruinado como se fosse um deserto

O sofrimento que cria esta realidade ou intimidade é descrita por alguns poetas que tentaram aprofundar o seu significado. Um caso paradigmático é da escritora chilena Gabriela Mistral, que escreveu um livro de poemas (titulado como Destruição) onde descreveu seus sentimentos de mágoa e profunda tristeza em relação ao suicídio do seu noivo.

Fora da poesia, a Bíblia também se refere ao sentimento de destruição, especialmente quando o homem se encontra aflito e destruído por acreditar que foi abandonado por Deus. São muitas as passagens bíblicas que pretendem dar consolo e esperança aos seus fiéis para que não caiam em destruição.

Ao mesmo tempo, a destruição faz com que uma pessoa, um grupo ou um lugar deixe de estar em uma situação normal ou estável. Assim, esta ideia vem acompanhada da antecipação de algum desastre provocado pelo estado de destruição.

Imagem: iStock. Figure8Photos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: