Design ou Gestão de Moda - Conceito, o que é, Significado

Design-ModaA carreira profissional de design ou gestão de moda aborda a moda como tema em toda sua extensão. Isto envolve a formação de vários níveis e áreas: a indústria têxtil, os paradigmas estéticos, o prêt-à-porter, a alta costura, a criatividade artística e tudo que atende a área de gestão e comercialização.

O nome design e gestão em conjunto fazem com que a moda siga a uma ideia fundamental: a moda é uma atividade criativa, mas há uma tendência comercial e necessária através de conhecimentos de gestão empresarial para otimizar o sucesso dessa atividade.

Deve-se deixar claro que o mundo do design e da moda está relacionado com a ciência e a tecnologia, por exemplo, a engenharia têxtil ou a ciência dos materiais, da mesma maneira com a arte através dos grandes criadores ou artesãos do setor como as costureiras, alfaiates e outros profissionais.

O que se deve estudar?

A grade de estudos depende de cada universidade e da tradição de cada país. Porém, há uma série de conhecimentos e disciplinas comuns que são características da maioria dos planos de estudo: oficinas de criatividade, história e sociologia da moda, desenho da figura humana, processo produtivo, alfaiataria, custos e orçamentos, etc.

Oportunidades de carreira

Os estudantes que terminam sua formação em Design ou Gestão de Moda podem trabalhar com uma ampla gama de possibilidades. Por outro lado, podem trabalhar como criador de sua própria marca de moda ou em uma empresa de confecção como desenhista freelancer em um departamento de marketing de uma empresa de moda ou até mesmo na organização de eventos.

Resumo geral desta atividade profissional com um exemplo prático

Vamos imaginar que um profissional de design de moda comece sua atividade empresarial, mais especificamente no setor de vestidos de noivas. Ele precisa desenhar uma série de vestidos que tenham a ver com as tendências atuais em relação aos tecidos e formas, levando em conta outras tendências afins como é o caso do penteado. Ao mesmo tempo, é necessário planejar uma coleção e desenvolver uma estratégia de marketing e comunicação de sua marca.

Paralelamente, deve conhecer toda a logística relacionada aos produtos que quer vender (armazenamento e distribuição). Por último, sua atividade empresarial precisa cumprir uma série de obrigações fiscais e obedecer às leis em vigor de acordo com a instalação do seu estabelecimento. Em poucas palavras, este profissional desenha os vestidos e ao mesmo tempo gerencia sua atividade com parâmetros de eficácia empresarial.

Imagem: iStock. VladTeodor

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: