Desenho Técnico - Conceito, o que é, Significado

O desenho técnico é uma forma específica de representação da realidade. É uma subdivisão ou ramo do desenho que serve como instrumento básico para diferentes áreas como arquitetura, urbanista, engenharia, etc.

As diferentes formas e objetos que observamos e usamos são desenhadas e construídas previamente a partir de um desenho que não tem nenhum significado artístico, mas que sua finalidade é de caráter prático.

Pode-se dizer que o desenho técnico é a peça fundamental para desenhar todos os elementos que nos rodeiam

Neste sentido, deve-se destacar que os objetos são representados porque temos conhecimentos geométricos. As formas geométricas exigem, por sua vez, todo tipo de conhecimento: simetria, magnitude, ângulos ou projeções. Da mesma forma, qualquer representação pode ser desenhada através de diversas perspectivas (a terminologia especializada recebe o nome de vista): vista de frente, vista superior, direita, esquerda, inferior ou posterior.

Atualmente, o desenho técnico tem introduzido programas de software em várias áreas de aplicação. Esta circunstância estabelece um grande avanço técnico, já que o desenho dos objetos não depende da habilidade do desenhista.

O exemplo do urbanismo

As cidades do planeta estão em constante transformação. Sua evolução depende das necessidades humanas. Para que seus habitantes desfrutem de uma boa qualidade de vida, é necessário que os urbanistas saibam projetar as cidades em função das circunstâncias que afetam as pessoas.

O espaço público, as estradas ou a distribuição dos serviços básicos são desenhados com critérios urbanísticos, do quais são desenvolvidos a partir do desenho técnico.

O planejamento de uma cidade depende de muitos fatores como população, transporte, lazer, clima, cultura, etc. O urbanista precisa avaliar tudo isso e tentar transmitir em determinado projeto. O desenho realizado é um resumo de todas as necessidades humanas concentradas no espaço urbano.

Consequentemente, o urbanismo deve combinar diversos elementos com uma dimensão estética da cidade e adaptá-lo às pessoas que vivem nos núcleos urbanos.

As cidades são organizadas através de um modelo, um plano geral de organização urbana, da qual se divide o terreno destinado para uma construção ou urbanização que não permite uma construção rústica.

Imagem: iStock. Geber86

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: