Desenho Gráfico - Conceito, o que é, Significado

Desenho-GraficoO desenho gráfico, também chamado de design gráfico, é uma disciplina projetada para comunicar por meio de elementos visuais diferentes conceitos e ideias. Seu desenvolvimento é basicamente contemporâneo, embora possam ser rastreadas suas raízes e vestígios num passado distante. Ele está baseado em várias ferramentas digitais que tem facilitado muitos procedimentos, além de melhorar com o passar do tempo e oferecer uma grande variedade que aumenta de maneira significativa a produtividade.

É difícil de estabelecer em que época o desenho gráfico se estabilizou como uma atividade específica. Desde os primórdios da humanidade o homem tem tentado manifestar mensagens através de elementos pictóricos, mas é talvez com a chegada da imprensa que este trabalho parece ter seu primeiro esboço. No entanto, somente a partir da segunda metade do século XX pode-se falar desta disciplina como uma prática profissional perfeitamente definida e capaz de ser transmitida em um ensino metódico.

Conforme descrito, as ferramentas digitais são as prioridades neste tipo de atividade. Elas possibilitam trabalhar com fotos e gráficos, retocando-os de diversas maneiras. Além disso, está presente a possibilidade de integrar os desenhos com código HTML de modo que possa ser observado na web através de um navegador. Como a tarefa do designer gráfico foi industrializada, é comum que muitos projetos sejam compartilhados, situação que necessariamente acarreta ao uso compartilhado de arquivos. Para esta circunstância foram desenvolvidas ferramentas para permitir a organização de tarefas em grupos, na medida em que permite que um certo número de pessoas baixem e façam upload (carregamento) de arquivos para o mesmo site.

A área de trabalho para uma pessoa que se formou em desenho gráfico, ou seja, designer gráfico como é mais conhecido, pode abranger muitos aspectos, como por exemplo, o designer editorial, o material didático, os logotipos, banners, etc. Em todas estas variantes sempre se tenta transmitir uma mensagem através de recursos visuais. Assim, o desenho gráfico exige a definição de um problema a ser resolvido, o estabelecimento de objetivos, que se elabore uma estratégia de comunicação, que se dê um programa à produção e por último que se faça uma avaliação final.

Por apelar cada vez mais a ambientes audiovisuais, a função de um designer gráfico oferece a possibilidade de elaborar mensagens a vários segmentos da população, mensagens que são de grande importância em relação às campanhas publicitárias. É por isso que esta disciplina tem crescido significativamente nos últimos anos e seguirá com vigor no futuro.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: