Depressão pós-parto - Conceito, o que é, Significado

A depressão é um estado de tristeza, sendo uma de suas variantes, aquelas que afetam as mulheres quando se tornam mães é conhecida como depressão pós-parto.

Depois de dar a luz, a mulher, às vezes, fica melancólica e triste

Fica com um sentimento de culpa (a mãe deveria se sentir contente, mas não está), assim perde o apetite, fica com o sono alterado, ansiedade e falta de energia. Ao mesmo tempo, a responsabilidade diante do recém-nascido pode influenciar negativamente provocando um abatimento. Não devemos esquecer que a chegada de uma criança trás uma mudança radical na vida da mãe. De qualquer forma, a depressão é transitória, e geralmente, desaparece em algumas semanas.

Geralmente este tipo de depressão acontece nas primeiras semanas de vida do recém-nascido

No entanto, em alguns casos, os especialistas em obstetrícia e psicologia aconselham algum tipo de terapia para tratar essa síndrome (em certas ocasiões é considerada uma doença). Por outro lado, é importante que a mulher esteja comprometida com o tratamento. Outra possibilidade de tratamento é a utilização de medicamentos, pois a depressão pós-parto coincide com o período de amamentação e pode acontecer incompatibilidade entre essas circunstâncias.

Do ponto de vista biológico, a depressão pós-parto está relacionada com a alteração hormonal que sofre a mulher depois da gravidez. Sabemos que a bioquímica do organismo feminino muda consideravelmente durante e depois da gravidez e esse processo trás consequências ao estado de animo.

Embora a depressão pós-parto seja bastante comum, há alguns fatores de risco: a situação pessoal da mãe, antecedentes familiares de depressão ou falta de apoio por parte do parceiro.

Segundo os especialistas, esse tipo de depressão influencia a personalidade da mãe, o aspecto hormonal e as circunstâncias sociais. Para que os aspectos da depressão pós-parto sejam encarados positivamente, os especialistas recomendam que a mãe tenha informações sobre este assunto e os supere sem maiores problemas. Também é recomendado que a mãe que sofre de depressão pós-parto converse com outras mães que passaram pelo mesmo problema.

Imagem: iStock. Khosrork

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: