Conceito » Psicologia » Depressão Infantil

Depressão Infantil - Conceito, o que é, Significado

A depressão não é uma doença que afeta apenas os adultos. A saúde mental é vital para o bem-estar do ser humano em todas as fases de sua vida. A depressão pode ocorrer também no período da infância. Portanto, vale romper com aqueles tópicos de que a infância é um estado de felicidade absoluta, já que as crianças têm menos recursos para saber administrar suas emoções do que os adultos, assim mesmo estes são vulneráveis à possibilidade de sofrer uma depressão infantil.

Tudo isso envolve um transtorno de humor pelo qual a criança apresenta sintomas específicos. Primeiro, mostra perda da capacidade de resposta em relação às atividades que antes amava e lhe deixava feliz. Problemas para manter a concentração nos estudos, pois a criança tem uma tristeza em seu interior que faz desconectá-la do ambiente que está inserida.

Transtorno de humor

A criança sofre danos em sua autoimagem a partir de uma subestimação do seu amor próprio. A criança tende para um estilo de vida sedentário e apático. Prefere ficar em casa em vez de sair para brincar com seus amigos como fazia anteriormente.

Um sinal de linguagem corporal que pode mostrar depressão infantil é a ausência de um sorriso. Do ponto de vista do descanso, a criança pode sofrer insônia, dificuldade de conciliar o sono e até mesmo de ter pesadelos. Também pode ocorrer o efeito contrário: a sonolência. Deve-se ter em mente que além dos sintomas gerais de depressão, a doença é personalizada para cada criança de forma particular.

Em alguns casos, o mal-estar emocional marcado por medos e pensamentos negativos também pode estar somatizado ao nível físico com algumas queixas específicas, tais como dor de estômago, fadiga geral ou dor de cabeça. A criança tem dificuldade de manter sua rotina própria, por exemplo, mostra pouca energia para ir à escola e se predispõe de forma negativa com a realização de atividades que fazem parte de sua agenda.

Causas da depressão infantil

Existem muitas causas diferentes que podem provocar a depressão infantil. O assédio escolar (bullying), a morte de um ente querido, o divórcio dos pais e o insucesso escolar são alguns dos motivos mais comuns.

O psicólogo infanto-juvenil é o especialista competente capaz de fazer um diagnóstico correto da depressão infantil e realizar um tratamento oportuno para potencializar a criança em seu processo de recuperação.

Imagem: Fotolia. Tomsickova

Relacionados:

  1. Depressão Exógena
  2. Criança
  3. Depressão pós-parto
  4. Depressão
  5. Direitos da Criança
  6. Criança Índigo
  7. Educação Infantil
  8. Recaída (Saúde)
  9. Método Estivill
  10. Trabalho Infantil