Depósito - Conceito, o que é, Significado

DepositoA palavra depósito não tem um único significado, pois são vários os contextos e situações em que ela aparece.

Trata-se de um lugar destinado ao armazenamento de um produto ou substância, por exemplo, depósito de água. Em relação aos automóveis, pode-se dizer que há um depósito de gasolina ocorre quando uma pessoa vai ao posto de gasolina para abastecer o carro. Seguindo esta mesma linha, alguns lugares têm a função de custodiar algo de maneira temporária (o depósito de certos cadáveres em túmulos municipais).

Entretanto, nem sempre essa custodia é provisória, já que em certas atividades, o armazenamento pode ser contínuo ou praticamente permanente como os depósitos das bibliotecas e dos museus. No caso do Museu do Prado, na Espanha, são ilustres os depósitos das obras de arte, local que historicamente passou por vários roubos, saques e aparições inesperadas de grande valor artístico.

Como lugar destinado ao armazenamento, os primeiros depósitos que possuem registro estão relacionados com as antigas civilizações, a partir do momento que a atividade agrícola passou a gerar excedentes de produção e se tornou necessário construir locais de preservação como os depósitos de grãos que garantem a subsistência de uma comunidade.

Em relação à área bancária existem várias modalidades destinadas à gestão do dinheiro como os depósitos bancários

O depositante é o titular do dinheiro correspondente a cada depósito. Cada uma destas formas de administrar o dinheiro tem suas próprias características dependendo da quantidade de dinheiro, do tempo em que é administrado pelo banco e sua finalidade. Os bancos oferecem várias opções de depósitos para cada tipo de cliente.

Em algumas circunstâncias há a necessidade de deixar um bem ou uma quantia em dinheiro de modo provisório, ou seja, um sinal para realizar uma posterior operação. Numa situação como esta, deixa-se um bem ou dinheiro como depósito para servir de garantia de pagamento.

No campo jurídico existem vários tipos de contrato. Um deles é o contrato de depósito, que acontece quando uma pessoa cede algo a outra pessoa de maneira temporária para ser custodiado durante certo tempo e após o fim desse tempo de contrato, o bem volta ao seu legítimo dono. A legislação de cada país estabelece a maneira como estes contratos devem ser realizados e quais são as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.

Imagem: iStock. sdart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: