Departamento - Conceito, o que é, Significado

A palavra departamento provém do idioma francês, mais especificamente do termo département. Os linguistas consideram que este termo foi incorporado ao nosso idioma como um empréstimo. O empréstimo linguístico é um mecanismo comum em todas as línguas e é uma circunstância própria da evolução natural da linguagem. Para compreender realmente o seu significado é necessário destacar as diversas situações que utilizam este conceito.

Na área empresarial, as grandes empresas são divididas em departamentos: recursos humanos, contabilidade, gestão, etc. A finalidade desta divisão é aperfeiçoar a eficiência de cada setor da empresa.

Em alguns países a organização e a divisão administrativa de suas regiões são realizadas por departamentos, como acontece, por exemplo, na Colômbia, no Uruguai e na França.

Em certos países da América Latina o conceito departamento é empregado como sinônimo de apartamento como na Venezuela, na Argentina e no Chile. Já na Espanha a palavra departamento não é usada, pois é mais comum o uso do termo piso para referir ao conceito de apartamento.

Do ponto de vista político, há países que organizam sua estrutura estatal através de diversos departamentos, como os meios de comunicação que se referem com frequência ao departamento de estado dos Estados Unidos.

No contexto do mundo acadêmico, as universidades são divididas em faculdades e por sua vez em departamentos

Trata-se de uma estrutura menor que faz parte de uma entidade mais ampla e complexa. Como o conhecimento é cada vez maior e possuem diversas ramificações, a distribuição em departamentos é a que apresenta maior utilidade. Um simples exemplo está na Filologia: disciplina que pode ser subdividida em departamentos de filologia hispânica, românica, eslava ou inglesa.

Existem certos recintos ou prédios que possuem diferentes dependências e para isso se aplica a palavra departamento. Esta divisão indica a classificação de diferentes áreas e que normalmente tem relação com suas funções específicas.

Consequentemente, a ideia de departamento só pode ser entendida pelos membros de uma comunidade e em determinado contexto.

Imagem: iStock. Tony Tremblay

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: