Demência - Conceito, o que é, Significado

A demência é o desgaste da capacidade intelectual do ser humano. Geralmente está associada à idade e se manifesta a partir dos 60 anos. Atualmente, a medicina tem relatado várias formas de demência como o mal de Alzheimaer, entre as mais conhecidas.

As pessoas que apresentam algum tipo de demência perdem progressivamente a memória, a capacidade de comunicação e o raciocínio. Tudo isso de maneira lenta e gradual.

Na linguagem cotidiana, emprega-se o conceito demência senil de maneira genérica, já que do ponto de vista médico é preciso um diagnóstico específico para cada modalidade de desgaste mental.

A demência é um problema de saúde muito grave que afeta os indivíduos que sofrem dessa doença, assim como todo o entorno familiar

Ao mesmo tempo, é um problema social, pois todo demente precisa de atenção especial e cuidados específicos por parte do estado. A demência como problema social é preocupante, pois cada vez mais se aumenta a população maior de 65 anos na maioria dos países. Por um lado, esta realidade demográfica é positiva em um sentido (pelo fato de vivermos mais anos), mas possui aspectos negativos evidentes, sendo a demência é um dos grupos da sociedade mais notáveis.

Atualmente, há medicamentos que são usados para bloquear o processo degenerativo de quem sofre como este tipo de patologia. Curar ou reduzir os efeitos da demência é um dos desafios da medicina. Precisamos saber que o desgaste das faculdades mentais afetam as pessoas em sua totalidade, pois quando a memória falha ou está desgastada deixamos de ter o controle de tudo que está a nossa volta e sobre quem somos na realidade.

A palavra demência é usada como sinônimo de loucura

Em certas ocasiões, não se emprega para descrever um processo mental degenerativo, mas sim numa situação momentânea, ou seja, quando se perde o controle racional em um momento de intenso estresse emocional. Neste sentido, podemos afirmar que uma pessoa que se encontra à margem da demência está submetida a muita pressão ou a uma situação de extrema dificuldade.

A demência ou a loucura é uma realidade que sempre preocupou o ser humano. Na antiguidade era atribuída ao diabo, à bruxaria e a outras circunstâncias. Entretanto, esta ideia já não existe mais, passando ser a ciência a única que pode resolver os efeitos desta doença em suas várias manifestações.

Imagem: iStock. JJRD

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: